Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

‘Espero caminhar ao lado de Arruda nas eleições’, diz Ibaneis após decisão do STJ

Ex-governador do DF José Roberto Arruda (PL) teve as condenações suspensas pelo Superior Tribunal de Justiça e agora está elegível

Eleições 2022|Hellen Leite, do R7, em Brasília

Governador Ibaneis Rocha
Governador Ibaneis Rocha Governador Ibaneis Rocha

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou nesta quinta-feira (7) que a devolução dos direitos políticos ao ex-governador José Roberto Arruda (PL) foi "merecida" e que espera caminhar ao lado do político nas eleições de outubro. Após 12 anos, Arruda pode voltar a disputar cargos públicos em razão de uma decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, que suspendeu, na quarta-feira (6), os efeitos de duas condenações por improbidade administrativa contra o ex-governador.

"A decisão do ministro Humberto é bem fundamentada, e eu acho que é merecida. A gente tem que esperar agora os próximos passos que eles [a campanha de Arruda] darão, temos uma aliança que foi formulada há um bom tempo e a gente vai ter tempo para conversar até as convenções. A gente espera caminhar juntos nesta eleição, acho que é o melhor para a cidade", disse Ibaneis. 

Leia também: STJ suspende condenações, e Arruda, ex-governador do DF, está elegível

A volta de Arruda ao páreo mexe com o cenário político da capital federal, que, por enquanto, tem nove pré-candidatos: Ibaneis Rocha (MDB), Reguffe (União Brasil), Izalci Lucas (PSDB), Keka Bagno (PSOL), Leandro Grass (PV), Leila Barros (PDT), Professor Lucas Salles (Democracia Cristã), Rafael Parente (PSB) e Robson da Silva (PSTU).

Publicidade

Os partidos têm até 5 de agosto para decidir quais candidatos disputarão o Governo do Distrito Federal, mas Arruda já tem aparecido em eventos ao lado da deputada federal Flávia Arruda (PL), pré-candidata ao Senado.

Como o cenário político ainda não está definido, Ibaneis não considera o ex-governador um adversário. Ao contrário, o emedebista comentou que a decisão favorável a Arruda o ajuda na corrida eleitoral. "O ex-governador tem uma votação expressiva aqui no Distrito Federal; ele estando ao nosso lado certamente vai ajudar", disse Ibaneis.

Publicidade

Uma pesquisa do Real Time Big Data, encomendada pela Record TV e divulgada no dia 8 de junho, mostrou Ibaneis Rocha (MDB) à frente da corrida ao Governo do Distrito Federal. O atual mandatário aparecia em primeiro lugar em todos os cenários e também, em caso de eventual segundo turno, contra todos os outros candidatos. O levantamento mostrou que Arruda (PL) está em segundo em todos os cenários em que o nome dele foi apresentado ao entrevistado e também na pesquisa espontânea.

Condenação

Arruda tornou-se ficha-suja após ter sido acusado de participação no chamado mensalão do DEM, que era o pagamento de propina em troca de apoio político, especialmente na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

Publicidade

O político foi o primeiro governador da história do Distrito Federal flagrado recebendo propina. O vídeo foi divulgado em março de 2010 e, um mês depois, ele perdeu o mandato. Em 2014, Arruda voltou ao cenário político como candidato ao Governo do Distrito Federal pelo PR, mas teve sua candidatura cassada.

Apesar de ter sido flagrado em vídeo recebendo dinheiro, o ex-governador diz que as imagens teriam sido gravadas durante a campanha e que a quantia, que seria parte de doações, teria sido registrada conforme a previsão legal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.