Ibaneis lidera todos os cenários na disputa pelo GDF, diz pesquisa
Levantamento também avaliou intenções de voto para o Senado pelo DF; Reguffe aparece em primeiro em dois cenários
Brasília|Lucas Nanini, do R7, em Brasília
O governador Ibaneis Rocha (MDB) lidera todos os cenários na disputa ao Palácio do Buriti nas eleições deste ano, apontou o levantamento da Real Time Big Data encomendado pela Record TV. Na pesquisa espontânea, o atual chefe do Executivo teve 12% das intenções de voto. Em seguida apareceu o senador José Reguffe (Podemos), com 3%. Flávia Arruda (PL) teve 2%. Outros nomes somaram 3%. Brancos e nulos totalizaram 21%. O percentual de entrevistados que não sabe ou não respondeu foi de 59%.
A pesquisa quantitativa Real Time Big Data foi realizada por telefone com 1.500 entrevistados, entre os dias 18 e 19 de março. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95% – o que significa que, se levarmos em consideração a margem de erro, a probabilidade de o resultado da pesquisa retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número DF-01036/2022.
Pesquisa estimulada
O instituto também avaliou cinco cenários em que a pesquisa foi estimulada, ou seja, os entrevistados optaram entre os candidatos informados durante o levantamento. Ibaneis teve índice superior a 24% das intenções de voto em todos eles.
No primeiro cenário, o atual governador foi citado por 27% dos entrevistados. Em segundo apareceram Reguffe e Flávia, com 15%. Izalci Lucas (PSDB) teve 5%, Leila Barros (sem partido) teve o nome mencionado por 3%, Leandro Grass (PV) apareceu com 2% e Rosilene Corrêa, com 1%. Brancos e nulos somaram 17%, enquanto os que não souberam ou não responderam foram 15% do total.
Ibaneis teve 33% das intenções de voto no segundo cenário, quando a pesquisa não incluiu Flávia Arruda. Reguffe apareceu em segundo, com 18%. Izalci (6%), Leila (4%), Grass (2%) e Rosilene (1%) vieram a seguir. O percentual de brancos e nulos foi de 18%. Outros 18% não souberam ou não responderam.
No terceiro cenário, sem Reguffe, o atual mandatário foi citado por 35% dos entrevistados, seguido por Flávia (17%), Izalci (7%), Leila (5%), Grass (2%) e Rosilene (1%). Foram 18% de entrevistados que declararam votar em brancos e nulos. Não souberam ou não responderam totalizaram 15%.
A pesquisa apontou que Ibaneis teve 24% das intenções de voto no quarto cenário, sem os candidatos Leila Barros, Leandro Grass e Rosilene Corrêa. Em seguida apareceram Reguffe (15%) e Flávia (12%). Paulo Octavio (PP) foi mencionado por 9% dos entrevistados, e Izalci teve 5%. Brancos e nulos somaram 18%, e 17% não souberam ou não responderam.
No último cenário, apenas com Ibaneis, Reguffe e Flávia, o atual governador foi citado por 28% dos entrevistados. O senador pelo Podemos teve 20% das intenções de voto, e a ministra da Secretária de Governo apareceu com 16%. O total de brancos e nulos foi de 19%, enquanto o percentual de pessoas que não souberam ou não responderam foi de 17%.
Avaliação do governo de Ibaneis
A pesquisa Real Time Big Data perguntou como as pessoas avaliam o governo de Ibaneis Rocha. Para 36%, o desempenho do chefe do Executivo é ótimo ou bom. Em 37% das entrevistas, o governo foi considerado regular. Para 23%, a atuação do emedebista é ruim ou péssima. Os que não responderam ou não souberam responder somaram 4%.
O instituto também questionou se a população aprova ou não o governo de Ibaneis. Em 50% das entrevistas, a resposta foi sim. Outros 41% desaprovaram a gestão do governador. Em 9% dos casos, a pessoa não respondeu ou não soube responder.
Leia também
Corrida ao Senado
O instituto Real Time Big Data avaliou as intenções de voto na corrida ao Senado pelo Distrito Federal. A capital elege um representante para a Casa nas eleições deste ano. Em 2018, foram duas vagas. Reguffe (Podemos) lidera em dois dos quatro cenários avaliados na pesquisa estimulada.
No primeiro cenário, Reguffe foi citado por 21% dos entrevistados, enquanto Flávia Arruda foi mencionada por 19%. Em terceiro, apareceu Paulo Octavio (10%), seguido por Cristovam Buarque (Cidadania), com 8% das intenções de voto. Henrique Chaves, apresentador do Balanço Geral, da Record TV, aparece na pesquisa estimulada com 7% das intenções de voto, enquanto Heloísa Helena (REDE) apareceu com 2%. Brancos e nulos somaram 18%. O percentual entre os que não souberam ou não responderam foi de 15%.
Cristovam apareceu em primeiro lugar no segundo cenário, com 19%. Henrique Chaves do Balanço Geral veio a seguir, com 13%. Paulo Octavio foi citado por 13% e Rafael Prudente (MDB), por 4%. Foram 33% de brancos e nulos e 18% entre os que não souberam ou responderam.
No terceiro cenário, Flávia teve 23%. Cristovam foi mencionado por 15%, seguido de Paulo Octavio (11%) e Rafael Prudente (4%). Brancos e nulos somaram 31%. Os que não souberam ou não responderam foram 16%.
Reguffe teve 22% das intenções de voto no quarto cenário, seguido por Paulo Octavio (13%). Henrique Chaves do Balanço Geral e Cristovam Buarque foram citados por 12% dos entrevistados. O total de brancos e nulos foi de 26%. Outros 15% não souberam ou não responderam.