Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após massacre em escola, primeiro-ministro do Paquistão anuncia retorno da pena de morte

Terroristas serão os mais atingidos pela nova medida

Internacional|

Nawaz Sharif, primeiro-ministro do Paquistão, foi enfático na ação contra os insurgentes
Nawaz Sharif, primeiro-ministro do Paquistão, foi enfático na ação contra os insurgentes Nawaz Sharif, primeiro-ministro do Paquistão, foi enfático na ação contra os insurgentes

O primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, anunciou nesta quarta-feira (17) o fim da suspensão das penas de morte para casos de terrorismo após o massacre taleban que matou ontem 148 pessoas, a maioria criança, em uma escola em Peshawar, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

O porta-voz do gabinete do primeiro-ministro, Musaddiq Malik, explicou que Sharif decidiu suspender a moratória de execuções imposta em 2008 pelo anterior Executivo após o massacre de ontem, no qual 132 crianças morreram.

Malik informou que o chefe do Exército, Raheel Sharif, afirmou que a medida será aplicada aos "terroristas" que já foram condenados e cumprem penas de prisão.

"O maior problema que temos agora são os terroristas que foram detidos. Como devemos lidar com eles?", afirmou Sharif em entrevista coletiva após o anúncio do levantamento da moratória.

Publicidade

"Como devem concluir seus julgamentos? Que pena se deve aplicar?", perguntou o governante.

Talebans lançaram granadas e queimaram um professor na frente dos alunos, dizem testemunhas de atentado

Publicidade

Malala diz estar "de coração partido" com ataque a escola no Paquistão

Após a entrevista coletiva, Sharif se reuniu com os principais partidos políticos para discutir a situação no país depois do ataque que ontem ele mesmo qualificou como "tragédia nacional".

Publicidade

Os tribunais paquistaneses continuam sentenciando à morte, embora as execuções não estão sendo aplicadas desde 2008.

A Anistia Internacional calcula que 8.000 pessoas estão no corredor da morte nas prisões paquistanesas por algum dos 28 delitos para os quais está prevista.

O Paquistão amanheceu hoje de luto, com bandeiras a meio mastro, colégios fechados e o início dos funerais, após uma noite de vigílias e rezas em mesquitas.

O ataque aconteceu ontem em um colégio administrado pelo Exército em Peshawar, deixando um total de 132 estudantes e nove funcionários do colégio mortos, além de 131 feridos. Sete terroristas foram mortos dentro da escola.

O principal grupo taleban paquistanês, o TTP (Tehrik-e-Taliban Pakistan), reivindicou o ataque. A ação foi uma represália às operações militares lançadas pelo governo contra os insurgentes nas zonas tribais de Waziristão do Norte e Khyber. 

Cinco massacres em escolas que chocaram o mundo

Massacre pode marcar reviravolta no Paquistão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.