Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA declaram apoio à oposição síria unificada

Grupos da oposição síria assinaram um documento, no qual acordaram trabalhar "para a queda do regime"

Internacional|

Vários grupos da oposição síria assinaram um documento, no qual acordaram trabalhar "para a queda do regime e de todos os seus símbolos e pilares"
Vários grupos da oposição síria assinaram um documento, no qual acordaram trabalhar "para a queda do regime e de todos os seus símbolos e pilares" Vários grupos da oposição síria assinaram um documento, no qual acordaram trabalhar "para a queda do regime e de todos os seus símbolos e pilares"

Os Estados Unidos declararam na noite de domingo (11) seu apoio à oposição síria unificada, depois que vários setores contrários ao regime de Bashar al-Assad acordaram em Doha a formação de uma "coalizão nacional".

"Apoiamos a Coalizão Nacional, que traça um caminho para o fim do sangrento governo de Assad e o início de um futuro pacífico, justo e democrático que todo o povo da Síria merece", afirmou em um comunicado o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Mark Toner.

Vários grupos da oposição síria assinaram um documento, do qual a AFP obteve uma cópia, no qual acordaram trabalhar "para a queda do regime e de todos os seus símbolos e pilares", assim como rejeitar qualquer diálogo com o regime de Assad.

Rebeldes pedem a embaixadores que abandonem Damasco

Publicidade

Veja quem está triste com a reeleição de Obama nos EUA

Além disso, a coalizão se esforçará para "unificar os conselhos militares" que combatem em terra as tropas do regime.

Publicidade

Os setores opositores também acordaram formar um governo provisório quando a coalizão nacional conquistar o reconhecimento da comunidade internacional, e depois um governo de transição quando o regime cair.

Toner informou que Washington felicita os grupos opositores por conseguir alcançar um acordo e agradece o Qatar por seu apoio.

Publicidade

O acordo foi assinado pelo xeque Ahmad Moaz al-Khatib, que acabava de ser eleito presidente da coalizão nacional, e Georges Sabra, chefe do Conselho Nacional Sírio (CNS), principal parte desta nova coalizão, na presença do primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Qatar, xeque Ahmad bin-Khassem al-Thani.

"Trabalharemos com a Coalizão Nacional para garantirmos que nossa ajuda humanitária e não letal responda às necessidades do povo sírio", acrescentou o porta-voz adjunto da diplomacia americana.

O conflito sírio, que começou há 20 meses, já matou mais de 37 mil pessoas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.