Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo da Venezuela quebra mistério e divulga primeira foto de Chávez após cirurgia de dezembro

Palácio Miraflores informou hoje que mandatário venezuelano está consciente e em estreita comunicação com governo

Internacional|Do R7

Chávez aparece lendo o jornal cubano Granma ao lado das filhas Rosa Virginia e María Gabriela
Chávez aparece lendo o jornal cubano Granma ao lado das filhas Rosa Virginia e María Gabriela Chávez aparece lendo o jornal cubano Granma ao lado das filhas Rosa Virginia e María Gabriela

O governo da Venezuela divulgou nesta sexta-feira (15) a primeira foto do presidente Hugo Chávez desde 11 de dezembro passado, quando ele se submeteu à quarta cirurgia na região pélvica para o tratamento de um câncer.

Na imagem, apresentada para todo o país na manhã de hoje durante cadeia nacional de rádio e TV, o mandatário aparece deitado usando um moleton esportivo e ao lado de duas de suas filhas, Rosa Virginia e Maria Gabriela.

Suas duas filhas posam com ele ao lado da cama em uma atitude carinhosa, enquanto olham com o pai o jornal Granma, cuja capa corresponde ao dia 14 de fevereiro, comprovou a AFP.

"Estas fotos nos dão tranquilidade", explicou o ministro da Ciência e genro de Chávez, Jorge Arreaza.

Publicidade

A última vez em que os venezuelanos viram Chávez foi na manhã de 10 de dezembro no aeroporto de Maiquetía, em Caracas, onde se despediu com um "Hasta la vida siempre!", antes de partir para Cuba para ser submetido pela quarta vez a uma cirurgia para tratar seu câncer.

Durante a transmissão, o ministro de Comunicação e Informação do país, Ernesto Villegas, informou que Chávez se encontra consciente e em estreita comunicação com sua equipe de governo.

Publicidade

Durante leitura de um comunicado oficial, Villegas afirmou que o mandatário está com todas suas funlões intelectuais intactas e à frente das "tarefas fundamentais de seu cargo".

Além disso, o ministro contou que Chávez respira por meio d eum objeto chamado cânula traqueal, que estabelece uma ligação direta entre traqueia e o ar exterior.

Publicidade

— Chávez recebe tratamento enérgico e não está isento de complicações.

Somente após dar os detalhes da saúde do presidente é que Villegas mostrou as duas fotografias de Chávez com suas filhas.

— Ao lado do povo venezuelano e do mundo, confiamos que [el presidente Chávez] vai superar estas circunstâncias.

Prontuário

Chávez, de 58 anos e desde 1999 no poder, segue internado em Havana desde 11 de dezembro de 2012, quando foi submetido à quarta cirurgia para a retirada de um tumor na pélvis, diagnosticado em junho de 2011.

O mandatário, que foi reeleito nas eleições de outubro, sofreu complicações no pós-operatório e não pode viajar à Venezuela para tomar posse para um novo mandato, em cerimônia marcada para 10 de janeiro, o que aumentou os boatos sobre seu estado de saúde.

Desde então, vários boatos sobre a saúde do autointitulado "líder bolivariano" circularam pelas redes sociais e na imprensa internacional.

Em meados de janeiros, circulou pela internet uma montagem que mostrava Chávez morto, deitado em um caixão. A foto reforçou a tese de diversos boatos de que o mandatário não teria sobrevivido à quarta operação para tratar o câncer.

Já em 24 de janeiro passado, o diário El País, o mais importante da Espanha, chegou a imprimir milhares de jornais estampando a foto de um homem muito semelhante a Chávez e que estava entubado. Em poucas horas, internautas revelaram que a imagem não passava de um frame retirado de um vídeo no youtube, o que forçou o El País a paralisar a distribuição de seu jornal. O caso gerou revolta na cúpula do governo chavista, que prometeu processar o diário.

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.