Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Israel fecha rotas perto de Gaza, aprova convocação de 75 mil reservistas, e risco de invasão aumenta

Invasão militar terrestre a Gaza ganha cada vez mais força

Internacional|Do R7, com AFP

Soldados e tanques israelenses estão a postos na fronteira do país com a Faixa de Gaza
Soldados e tanques israelenses estão a postos na fronteira do país com a Faixa de Gaza

O governo israelense autorizou nesta sexta-feira (16) à noite a mobilização de mais 45 mil reservistas para participarem da guerra entre o Exército do país e os grupos armados palestinos da Faixa de Gaza. Com isso, já chega a 75 mil o número de reservistas que estão de sobreaviso e podem ser convocados a qualquer momento.

Na quinta-feira, o ministro da Defesa, Ehud Barak, já havia aprovado a convocação de um contingente de até 30 mil reservistas.

Com isso, é cada vez maior a chance de uma incursão terrestre pela Faixa de Gaza, o que tornaria o conflito ainda mais sangrento.

O montante de soldados mobilizados é bem maior do que o ocorrido em 2009, quando Israel e as milícias de Gaza travaram embates de três semanas. Na época, menos de 10 mil reservistas foram convocados.


Foguete disparado de Gaza cai perto de Jerusalém

Fotos: conflito sangrento leva terror e morte


Dos 75 mil militares de sobreaviso, o Exército anunciou na manhã de hoje que 16 mil já foram convocados.

A decisão de hoje, que ampliou a mobilização para 75 mil reservistas, foi tomada ao final de uma reunião em Tel Aviv do gabinete de segurança do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, composto pelos nove principais ministros.


O secretário do governo israelense, Zvi Hauser, havia dito antes que tinha realizado consultas por telefone com os principais ministros para obter este sinal verde.

No campo de batalha, um jornalista da AFP viu nesta sexta blindados de transportes de tropas e tanques se deslocando perto do posto fronteiriço entre Israel e a Faixa de Gaza.

Além disso, o Exército bloqueou nesta sexta-feira à noite todas as rotas principais em torno da Faixa de Gaza, anunciando que elas estão em uma zona militar fechada.

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.