Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Kim Jong-un comemora satélite espião e diz que Coreia do Norte é uma 'nova potência espacial'

Após duas tentativas fracassadas, o ditador colocou em órbita o Malligyong-1; equipamento teria feito imagens de base dos EUA

Internacional|Do R7, com AFP

Kim Jong-un comemora o lançamento de satélite espião ao lado da filha Ju Ae
Kim Jong-un comemora o lançamento de satélite espião ao lado da filha Ju Ae

O ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, comemorou uma "nova era de uma potência espacial" com familiares e cientistas após o lançamento bem-sucedido de um satélite espião, informou a mídia estatal nesta sexta-feira (24).

Depois de duas tentativas fracassadas, na última terça-feira (21) o líder norte-coreano conseguiu colocar em órbita o Malligyong-1, uma ação criticada pelos Estados Unidos e pela Coreia do Sul e classificada como uma violação das resoluções da ONU contra o país comunista.

O lançamento foi um "exercício do direito de legítima defesa", disse Kim durante uma visita à agência espacial da Coreia do Norte, segundo a agência de notícias estatal KCNA.

Kim afirmou que o satélite ajudará a Coreia do Norte a proteger-se dos "movimentos perigosos e agressivos de forças hostis" e afirmou que é "uma nova era de uma potência espacial".


O governo sul-coreano confirmou que o satélite foi colocado em órbita, mas disse que é muito cedo para dizer se está funcionando corretamente.

A mídia estatal norte-coreana afirmou que Kim já havia conseguido estudar imagens de bases militares dos EUA em Guam, no oceano Pacífico.


Ditador afirmou que a Coreia do Norte é uma 'nova potência espacial'
Ditador afirmou que a Coreia do Norte é uma 'nova potência espacial'

Nas imagens divulgadas por Pyongyang, Kim, acompanhado de sua filha Ju Ae, parabeniza os cientistas e programadores da Administração Nacional de Tecnologia Aeroespacial.

Em outras imagens, o dirigente realiza uma recepção com funcionários da agência aeroespacial, comandantes militares e políticos, além de sua filha e de sua esposa, Ri Sol Ju.


Leia também

Após o lançamento, a Coreia do Sul anunciou a suspensão parcial de um acordo militar de 2018 para aliviar as tensões com o Norte e enviou "recursos de vigilância e reconhecimento" para a fronteira.

A Coreia do Norte qualificou a decisão como "imprudente" e anunciou a suspensão total do acordo e o envio de tropas e novos equipamentos para a linha que divide a península coreana.

Veja também: Bolsas, arte e até celular ‘StarTAC’: fechada ao mundo, Coreia do Norte mostra o que tem além de mísseis

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.