Logo R7.com
RecordPlus

Líderes mundiais enviam condolências à Venezuela após morte de Hugo Chávez

Secretário-geral da ONU e vice-presidente argentino foram os primeiros a declarar publicamente as condolências

Internacional|Do R7, com agências internacionais

  • Google News

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, enviou nesta terça-feira (5) suas condolências à população e ao Governo da Venezuela após tomar conhecimento da morte do presidente do país, Hugo Chávez.

— É a primeira notícia que tenho e, embora pretenda fazer mais adiante um discurso formal, quero enviar minhas mais sentidas condolências à família do presidente Chávez, assim como ao povo e ao Governo da Venezuela.


Morre Hugo Chávez, o líder que mudou a história da Venezuela

Polêmicas marcaram a carreira política de Hugo Chávez


O vice-presidente argentino, Amado Boudou, expressou no Twitter a "grande dor de toda a toda América" pela morte do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, derrotado por um câncer.

— Há grande dor em toda a América. Partiu um dos melhores. Até sempre, Comandante: Junto a Néstor (Kirchner, presidente argentino falecido) nos guiarão à vitória dos povos!


O Congresso do Peru fez um minuto de silêncio em homenagem ao ex-presidente da Venezuela, aos 58 anos de idade, vítima de um câncer na pélvis.

"Deixará no coração, na história e nas lutas da América Latina um vazio", diz Dilma Rousseff sobre Chávez


O presidente do Congresso peruano, Walter Isla, pediu que todos os legisladores ficassem de pé e permanecessem em silêncio. O ato contou com a presença do ministro do Interior do Peru, Wilfredo Pedraza.

Até mesmo o principal adversário político de Chávez, Henrique Capriles, manifestou seu pesar no Twitter.

— Minha solidariedade à toda a família e aos seguidores do presidente Hugo Chávez, defendemos a unidade dos venezuelanos neste momento. Em momentos difíceis devemos mostrar nosso profundo amor e respeito a nossa Venezuela. União da família venezuelana!

O secretário britânico das Relações Exteriores, William Hague, expressou nesta terça-feira sua "tristeza" pela morte do presidente venezuelano Hugo Chávez e disse que deixou uma "marca profunda" em seu povo.

"Fiquei triste em saber da morte do presidente Hugo Chávez hoje", afirmou Hague em um comunicado difundido pelo Foreign Office. "Como presidente da Venezuela durante 14 anos, deixou uma profunda marca no país e além".

O presidente do Uruguai, José Mujica, TAMBÉM expressou sua dor nesta terça-feira pela morte de Hugo Chávez e mostrou sua confiança no "povo venezuelano", em seu governo e na "força da democracia no país", da qual o falecido governante "foi um grande construtor".

"Sentimos um profundo pesar. Sempre se sente a morte, mas quando se trata de um militante de primeira linha, de alguém que uma vez defini como 'o governante mais generoso que tinha conhecido', a dor tem outra dimensão", afirmou Mujica em um breve comunicado publicado no site da Presidência uruguaia.

Segundo confirmaram fontes do governo uruguaio, Mujica viajará amanhã à Venezuela para participar do sepultamento de Chávez, com quem mantinha uma estreita relação.

Relembre a trajetória do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez

Chávez morreu nesta terça-feira em Caracas quase três meses após ter passado no dia 11 de dezembro por cirurgia pela quarta vez devido a um câncer, informou o vice-presidente, Nicolás Maduro.

No Brasil

A presidente Dilma Rousseff interrompeu um evento, em Brasília, para lamentar a morte de Hugo Chávez nesta terça-feira.

— Foi, sem dúvida, uma liderança comprometida com o seu País e com o desenvolvimento dos povos da América Latina. Ele deixará no coração, na história e nas lutas da América Latina um vazio.

Em nome do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros comentou, em nota, a morte do presidente venezuelano. "Foi com sentimento de profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do Presidente Hugo Chávez. Em nome do Congresso Nacional e em meu próprio, desejo transmitir a seus familiares, ao Parlamento venezuelano e ao povo amigo da Venezuela nossas mais sinceras condolências. Seu relevante papel no quadro venezuelano e regional e sua grande amizade pelo Brasil marcaram sua gestão à frente do Governo da República Bolivariana da Venezuela".

Vice da Venezuela afirma que câncer de Chávez foi um ataque dos inimigos

Com morte da Chávez, Venezuela deverá ter novas eleições em 30 dias

O PT (Partido dos Trabalhadores) também lamentou "profundamente o falecimento de Hugo Chávez". A nota do partido falava, ainda, que Chávez era "destacado protagonista da integração de Nossa América e uma liderança mundial das forças populares. Em 2012, Lula disse a Chavez: 'tua luta é nossa luta, tua vitória será nossa vitória'. Hoje, neste momento de tristeza e dor, abraçamos os familiares, amigos, colegas de farda e camaradas de crença de Chavez, e dizemos: contem conosco, contem com o Partido dos Trabalhadores, para dar prosseguimento às grandes conquistas políticas e sociais iniciadas pelo governo de Hugo Chávez".

O presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire, se solidarizou com o povo da Venezuela: "Apesar das posições controversas e polêmicas, não se pode negar que ele marcou a história de seu país e da América Latina. 

Neste momento, o PPS se solidariza com o povo venezuelano e deseja-lhe paz e democracia".

Quer ficar bem informado? Leia mais

O que acontece no mundo passa por aqui

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.