"Brincadeira" pode deixar hospital no sul de Minas sem 2.000 vacinas
Padrão de luz do prédio foi desligado durante o fim de semana em São Pedro da União
Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7 MG
Uma brincadeira de mau gosto pode ter destruído o estoque de vacinas da Prefeitura de São Pedro da União, no sul de Minas. O padrão de luz do prédio em que as ampolas são armazenadas foi desligado durante o fim de semana, interrompendo o funcionamento da geladeira que guarda os tubos.
Cerca de 1.900 doses armazenadas em um prédio anexo ao Programa de Saúde da Família foram comprometidas, incluindo vacinas contra febre amarela, gripe H1N1 e doses infantis. Segundo a diretora de Saúde do município, Maria das Dores de Sousa Pinho, 750 ampolas eram destinadas à vacinação canina que ocorre em julho.
— A funcionária que chegou para trabalhar de manhã percebeu o padrão de luz violado, a gente não sabe porque alguém faria isso. Fizemos o boletim de ocorrência e pedimos um novo estoque. É prejuízo para a população e para a saúde pública em geral, já que os recursos vêm do SUS.
O estoque, que daria para um mês, será recolhido pela Gerência Regional de Saúde, que vai avaliar se o descarte será necessário. Um novo pedido também foi feito e deve ser entregue nesta semana.
— A sorte é que o soro antiofídico fica no hospital, porque no fim de semana costumam ocorrer acidentes.
Nenhum suspeito do ato de vandalismo foi identificado até o momento.