Logo R7.com
RecordPlus

Fim de semana marcado por jogo e protesto em BH termina com 26 detidos

Operação especial da PM durou entre 7h de sábado (14) até 7h de domingo (15)

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
No centro da cidade, cerca de 200 pessoas se reuniram em protesto
No centro da cidade, cerca de 200 pessoas se reuniram em protesto

O fim de semana marcado pela estreia do Mineirão na Copa do Mundo de 2014 terminou com 26 pessoas detidas pela Polícia Militar. No sábado (14), além do jogo entre Colômbia e Grécia, a corporação acompanhou ainda um protesto noi centro da cidade, que mobilizou aproximadamente 200 pessoas. O último balanço da Polícia Civil contabilizou 15 presos na manifestação.

Ainda conforme a PM, dentre os 22 adultos presos, 17 são homens e cinco são mulheres. Outros quatro adolescentes foram apreendidos. Entre os delitos cometidos estão porte de arma branca, material explosivo, incitação co crime, dano e furto. Cinco turistas peruanos foram presos com ingressos e documentos de outras pessoas.


Leia mais notícias no R7 MG

A corporação informou que a operação foi feita entre as 7h de sábado (14) e 7h de domingo (15). Cerca de 12 mil militares trabalharam nas ações preventivas.


Protesto

Na manifestação contra a Copa do Mundo feita no último sábado (14), 15 pessoas foram detidas. Até o momento, 12 já foram liberadas.


Segundo a Polícia Civil, todos os detidos foram encaminhados para a Delegacia Regional Noroeste. Três adolescentes, com idades entre 16 e 17 anos, foram ouvidos e conduzidos ao Juizado da Infância e da Juventude, como estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Entre os adultos, três foram presos em flagrante e levados para unidades prisionais Igor Daniel de Aguiar Borges, de 29 anos, foi detido na praça Sete portando um coquetel molotov e uma máscara de gás. O casal Fernando Senhorinha Rinaldi, de 18 anos, e Karine Kênia Soares da Silva Melo, de 20, foram detidos na praça Raul Soares.


Conforme a polícia, Fernando portava uma machadinha e uma micha (usada em furtos de veículos) e incitava a violência, tendo Karine sido presa como cúmplice. Os outros nove adultos foram ouvidos, tiveram seus TCO (Termos Circunstanciais de Ocorrência) redigidos, por se envolverem em crimes de menor potencial ofensivo e foram encaminhados ao Juizado Especial Criminal.

Com expectativa de reunir 5.000 pessoas, o protesto acabou levando cerca de 200 para o centro da capital. Na praça Sete, os participantes acabaram sendo surpreendidos por 1.200 homens da Polícia Militar e ficaram encurralados no local.

Depois de quase quatro horas fechando o principal cruzamento da cidade, os manifestantes saíram em passeata até a praça da Estação, única opção de trajeto deixada pelos militares, onde o ato foi encerrado. Não houve registro de ocorrências de vandalismo, ao contrário do que aconteceu durante a abertura da Copa, na última quinta-feira

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.