Logo R7.com
RecordPlus

Incêndio atinge o Parque Nacional Serra da Canastra há quatro dias

Fogo começou na terça-feira; ainda não há informações sobre área queimada

Minas Gerais|Com Agência Brasil

  • Google News
Parque tem quase 200 mil hectares de mata
Parque tem quase 200 mil hectares de mata

O Parque Nacional da Serra da Canastra, no sudoeste de Minas Gerais, está em chamas desde a noite da última terça-feira (15). Administradores da unidade de conservação, que tem cerca de 200 mil hectares, ainda não sabem precisar o tamanho da área atingida pelo fogo e nem o que causou o incêndio, mas não descartam a suspeita de ação criminosa, mesmo que não intencional.

Segundo a analista ambiental do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Paola Vieira Ribeiro, o fogo continua se alastrando, pois o clima e a vegetação típica do Cerrado estão muito secos e as áreas em chamas são de difícil acesso. Cerca de 40 brigadistas do instituto atuam em quatro frentes para tentar apagar o fogo e já solicitaram ajuda ao Corpo de Bombeiros de Piumhi.


Leia mais notícias no R7 MG

Criado em 1972, o parque abrange as cidades mineiras de Capitólio, São João Batista do Glória, Delfinópolis, Sacramento, São Roque de Minas e Vargem Bonita – municípios que encontraram no ecoturismo e no turismo de aventura uma importante fonte de renda. O fogo atinge a área noroeste da unidade, entre São Roque de Minas e Sacramento, cuja portaria de acesso está fechada aos visitantes.


Em setembro de 2012, um incêndio de grandes proporções destruiu quase 50 mil hectares de vegetação nativa no parque.

Além de abrigar diversas cachoeiras, como a Casca D'Anta, de quase 200 metros de altura, dois sítios arqueológicos, paredões rochosos e montanhas que beiram os 1,5 mil metros de altitude, o Parque Nacional da Serra da Canastra permite ao visitante conhecer a nascente do Rio São Francisco, um dos mais importantes cursos d´água da América do Sul. Catorze espécies animais ameaçadas vivem protegidas na unidade de conservação, entre elas o lobo-guará, a onça-parda e o tamanduá-bandeira.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.