Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Minas registra 159 cidades em situação de emergência devido à seca

Em Viçosa, na Zona da Mata, prefeito decretou restrição do uso de água

Minas Gerais|Do R7

O tempo seco e o forte calor que atinge Minas Gerais vem castigando várias cidades do Estado. De acordo com o boletim da Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), 159 municípios já decretaram situação de emergência devido à seca.

Ainda conforme o órgão, 24 processos foram arquivados. No entanto, 117 já foram reconhecidos, 108 homologados e outros 13 estão em análise. Viçosa, na Zona da Mata mineira, foi uma das últimas localidades a entrar para a lista, na última quinta-feira (9).

Leia mais notícias no R7 MG

Por causa da estiagem, o prefeito da cidade, Ângelo Chequer, ainda assinou um decreto para restringir o uso de água potável, evitando desperdícios e racionamento em alguns bairros.


Temperatura recorde

Os termômetros em Belo Horizonte podem bater recordes nesta terça-feira (14). De acordo com o Instituto de Meteorologia Tempo Cllima PUC-Minas, a temperatura na capital mineira pode ultrapassar os 35º C, registrando o índice mais elevado do ano.


O forte calor que a cidade vem registrando nos últimos dias, bem como toda a região sudeste do País, é causado por uma massa de ar seco, segundo o meteorologista Dayan de Carvalho. Ele explica que o sistema está ainda mais intenso do que na última segunda-feira (13).

—É uma massa de ar continental de característica seca, ela traz como consequência inibição de frentes frias que se desenvolvem no sul do País e produz baixos índices de umidade.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.