Logo R7.com
RecordPlus

Mineradora terá que apresentar plano emergencial para evitar novos rompimentos de barragens

Empresa Herculano administra quatro barragens em Itabirito, na região central de Minas

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Acidente provocou pelo menos duas mortes
Acidente provocou pelo menos duas mortes

A Mineradora Herculano, responsável pela barragem que rompeu na última quarta-feira (10) em Itabirito, na região central de Minas Gerais, terá que apresentar um plano de ações emergenciais para evitar novas ocorrências, até a próxima segunda-feira (15). A determinação é do Departamento Nacional de Produção Mineral e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Independente da apresentação do plano, a empresa teve que realizar obras emergenciais para a manutenção e estabilidade das estruturas das quatro barragens da mineradora. Os trabalhos começaram a ser realizadas na manhã desta sexta-feira (12).


Durante vistoria, o órgão nacional verificou ainda que a barragem B3 está em risco de rompimento. Com isso, a Herculano terá que definir procedimentos a serem adotados em caso de um novo acidente até o dia 15 de setembro.

Além disso, a mineradora terá que elaborar ações de intervenção da barragem B1, que rompeu, dentro de 15 dias e, no prazo de 90 dias, a mineradora deverá apresentar ao DNPM um plano de ações emergenciais de todas as quatro barragens.


As causas do acidente só poderão ser respondidos após conclusão do relatório técnico de auditoria do empreendimento feita pelo DNPM, com previsão de conclusão em 90 dias. A Polícia Civil e o Ministério Público Estadual também investigam o caso.

A reportagem tentou entrar em contato com a administração da minerdora diversas vezes, porém, ninguém foi encontrado para comentar a tragédia.


As vítimas

O topógrafo Reinaldo da Costa Melo, de 68 anos, e o operário Cristiano Fernandes Silva, de 32 morreram soterrados. Militares do Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, na região central de Minas Gerais, e de Belo Horizonte, continuam as buscas pelo operador de máquinas Adilson Aparecido Batista, de 44 anos, que está desaparecido desde o acidente.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.