Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MP investiga interferência judicial em prol de ações dos Perrella

Filho do ex-presidente do TJMG, o advogado e presidente do Cruzeiro, Sérgio Rodrigues, é suspeito de influenciar o Judiciário

Minas Gerais|Ezequiel Fagundes, da Record TV Minas

Investigado nega possível fraude
Investigado nega possível fraude Investigado nega possível fraude

O MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) abriu inquérito para investigar denúncia de suposta interverência no Judiciário pelo presidente do Cruzeiro Esporte Clube, Sérgio Santos Rodrigues, a favor de interesses da família Perrella.

Advogado, Sérgio Santos Rodrigues é filho do ex-presidente do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), o desembargador aposentado Joaquim Herculano Rodrigues. O atual mandatário do Cruzeiro defende diretamente integrantes da família Perrella em pelo menos dois processos movidos pelo MPMG, que ainda não tiveram desfecho.

Além de Rodrigues, o MP vai investigar o ex-senador Zezé Perrella, seu filho, o ex-deputado estadual Gustavo Perrella e o irmão de Zezé, Alvimar Perrella, todos eles já foram dirigentes do Cruzeiro.

A investigação foi aberta para "apurar notícia de possíveis práticas ilícitas consistentes em suposta interferência indevida no andamento e em decisões dos processos judiciais em tramitação no TJMG de interesse dos ex-dirigentes do clube".

Publicidade

Ainda segundo o inquérito, "interferência essa levada a efeito por Sérgio Santos Rodrigues, atual Presidente do Cruzeiro Esporte Clube, que teria "forte influência" junto a diversos desembargadores integrantes do Poder Judiciário Mineiro".

Acusações e defesas

Publicidade

Sérgio Santos Rodrigues defende Zezé Perrella em ação do MPMG em que o ex-senador é réu de ter recebido reembolso da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais), entre 2007 e 2010, por supostos serviços que nunca foram prestados ou foram feitos apenas em benefício particular quando exercia mandato de deputado estadual. Zezé está com os bens bloqueados no valor de R$ 1,2 milhão, montante que o Ministério Público pede de ressarcimento aos cofres públicos. O processo corre desde 2015.

Em outro processo, Rodrigues representa o ex-deputado Gustavo Perrella, acusado pelo de improbidade administrativa. Segundo a ação, ele abasteceu o helicóptero da família com verbas da Assembleia Legislativa para realizar viagens que não têm relação com o mandato parlamentar. Segundo a denúncia, a aeronave foi abastecida 21 vezes e voou durante o período de férias dos deputados, com dois abastecimentos em um mesmo dia e em finais de semana. O processo tramita desde 2014.

Publicidade

Foi esse mesmo helicóptero que, em 2013, foi interceptado no Espírito Santo pela Polícia Federal com 450 kg de cocaína. Após dois meses de investigação, a PF concluiu que o piloto, que havia sido contratado pela família, foi o responsável pelo transporte da droga e inocentou os donos da aeronave. O piloto Rogério Almeida Antunes foi funcionário fantasma da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com o consentimento de Gustavo, o que gerou outro processo do MPMG contra o ex-parlamentar que, nesse caso não é defendido por Rodrigues.

Em agosto de 2021, o ex-presidente do Cruzeiro e empresário Alvimar Perrella obteve uma vitória na Justiça em Belo Horizonte, que suspendeu o andamento de uma denúncia do Ministério Público contra Alvimar com pedido de ressarcimento de R$ 81 milhões aos cofres públicos. Nesse caso, Rodrigues não é o advogado de Alvimar.

O ex-cartola do Cruzeiro e outros 20 réus, incluindo pessoas físicas e jurídicas, são acusados de irregularidades em contratos para fornecimento de alimentação ao sistema prisional do Estado. Alvimar é dono da da empresa Stillus Alimentação, que fornecia quentinhas para o sistema prisional. Os réus são acusados de formação de cartel, lavagem de dinheiro, enriquecimento ilícito, fraude em licitação e lesão aos cofres públicos. O processo, com tramitação de 2014, está suspenso.

O outro lado

Em nota, "o advogado Sérgio Santos Rodrigues comunica que, sobre a denúncia de interferência indevida nos processos judiciais em tramitação no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), de interesse dos empresários José de Oliveira Perrella Costa e Alvimar Oliveira Costa, além do empresário Gustavo Henrique Perrella Amaral Costa, os fatos são:

Para Alvimar Costa ele não atua como advogado em processo algum, portanto não faz nenhum sentido a denúncia.

Para Zezé Perrella e Gustavo Perrella ele advoga há anos, em vários processos. Contudo, causa estranheza a acusação de interferência nos processos, haja vista várias decisões contrárias aos referidos clientes. Se a denúncia fosse uma realidade, todos os processos teriam êxito, o que não ocorreu.

Sérgio Santos Rodrigues garante total disponibilidade para esclarecer aos agentes públicos quaisquer fatos sobre a denúncia em questão".

A reportagem tenta contato com Zezé, Alvimar e Gustavo Perrella.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.