Logo R7.com
RecordPlus

PBH pede plano de demolição para alça norte do viaduto Guararapes

Construtora Cowan recomendou a demolição sob risco de novo desabamento

Minas Gerais|Thaís Mota, do R7

  • Google News
Alça norte do viaduto pode desabar a qualquer momento
Alça norte do viaduto pode desabar a qualquer momento

A PBH (Prefeitura de Belo Horizonte) informou na noite da última terça-feira (22) que já pediu à construtora Cowan, responsável pela obra do viaduto Guararapes, um plano de demolição da alça norte do elevado que fica sobre a avenida Pedro 1°, na região da Pampulha. A alça sul desabou no último dia 3, matando duas pessoas e deixando outras 22 feridas.

A decisão é baseada nos resultados de uma perícia técnica apresentada pela Cowan. Neste relatório, a empresa aponta o risco de queda iminente da segunda alça e recomenda à Prefeitura a demolição de toda a estrutura com a utilização de dinamite.


Segundo o engenheiro responsável pelo estudo da construtura, Catão Francisco Ribeiro, é possível recuperar o viaduto, mas o risco para os operários seria muito grande. Isso porque um erro no projeto elaborado pela empresa Colsol fez com que a estrutura que dá sustentação ao viaduto fosse erguida com uma quantidade de aço dez vezes menor que o necessário para suportar o peso do elevado.

Leia mais notícias no R7 MG


Além do plano de demolição, a Prefeitura solicitou que a Cowan adote medidas de proteção civil para os moradores do entorno do viaduto, embora o laudo apresentado pela construtora tenha descartado qualquer risco para a população que vive na região. Ainda segundo o Executivo, este trabalho será realizado sob a orientação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, mas não se sabe ainda se será necessária a remoção das famílias.

A PBH pretendia liberar a avenida Pedro 1º para carros e pedestres ainda nesta semana, mas segundo o Catão Francisco, isso poderia provocar uma tragédia ainda maior. A cúpula da Defesa Civil e da Sudecap (Secretaria de Desenvolvimento da Capital) se reuniu na quinta-feira (17) para decidir pela liberação, mas foi surpreendida pelo laudo do engenheiro, que apontou o risco de novo desabamento.


Relembre o caso

O viaduto Gurarapes, que fica no bairro São João Batista, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, desabou no último dia 3 de julho. A construção atingiu quatro veículos, sendo um ônibus, um automóvel Fiat Uno e dois caminhões. A motorista do coletivo e o condutor do carro foram atingidos pelos escombros e morreram ainda no local. Outros 22 passageiros do ônibus ficaram feridos e foram socorridos para hospitais da cidade. Entre os feridos, estava a filha da condutora, uma menina de apenas cinco anos.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.