Polícia cerca avenida Antônio Carlos para impedir chegada de manifestantes ao Mineirão
Movimento ganha adesão popular e reúne cerca de 20 mil pessoas no entorno da UFMG
Minas Gerais|Do R7 MG
O protesto que começou no centro de Belo Horizonte no início da tarde desta segunda-feira (17) reúne pelo menos 20 mil pessoas no entorno do Mineirão, na Pampulha. O grupo foi seguido pela Polícia Militar no trajeto, desde a Afonso Pena e o Complexo da Lagoinha até a avenida Antonio Carlos.
Moradores das áreas no entorno do trajeto da marcha e estudantes da UFMG que estavam no campus e ajudaram a "engrossar" o movimento, que começou com cerca de 12 mil pessoas na praça Sete.
A área de exclusão exigida pela Fifa, em um raio de 2 km em torno do Gigante da Pampulha, é monitorada pela Polícia Militar, que conta com o Batalhão de Choque para impedir a entrada dos manifestantes. Cerca de 1.000 militares do Exército estão na região, mas só podem ser acionados por ordem da Presidência da República.
O movimento, organizado espontaneamente pelo Facebook, sem vinculação partidária, tem diversas bandeiras. As principais são as críticas ao transporte público e ao dinheiro público gasto com a realização das copas das Confederações e do Mundo.