Protesto pacífico por falta de ônibus provoca 13 km de congestionamento na BR-040
Moradores do bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves, fecharam a via por duas vezes
Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7 MG
Chegou ao fim no início da tarde desta segunda-feira (17) o protesto que interditou a BR-040 na altura do bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. O congestionamento no sentido Sete Lagoas / BH chegava a 13 quilômetros no momento da liberação das pistas, às 12h40, segundo a PRF (Polícia Rodoviária Federal).
Cerca de 200 moradores do bairro interditaram as pistas no km 515 por duas vezes. Eles estão insatisfeitos com a baixa oferta de ônibus na região, que provoca longas esperas, e também com a qualidade do serviço, já que os veículos oferecidos não são novos e frequentemente apresentam problemas.
Em estreia na Copa das Confederações, Belo Horizonte terá diferentes manifestações
A empresa responsável pelo transporte aceitou receber os manifestantes após o primeiro protesto, de 6h, no início da manhã, mas a pista voltou a ser fechada às 11h. O Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o fogo em pneus.
Durante boa parte do dia, apenas motos e carros leves conseguiam passar no trecho. O trânsito no sentido oposto também foi prejudicado, já que os motoristas reduziam a velocidade para ver o que acontecia. O protesto, pacífico, não teve feridos ou detidos.