Situação de reservatórios pode causar rodízio no abastecimento de água na Grande BH
Diagnóstico da situação dos reservatórios será apresentado nesta quinta-feira (22)
Minas Gerais|Do R7 com Record Minas
Embora a Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) continue negando a possibilidade de desabastecimento de água no Estado, imagens de uma das principais represas mineiras revelam uma situação alarmante. O reservatório de Serra Azul, localizado em Juatuba, na região metropolitana de Belo Horizonte, responsável por 8% da água na capital, apresenta níveis baixíssimos, chegando próximo ao volume morto.
Há informações de que o local está com somente 5,93% de sua capacidade. A água já atinge a base da barreira de contenção e grandes bancos de areia estão à mostra. Em outubro do ano passado, o solo trincado e seco da represa já demonstrava as condições críticas. A reportagem do portal R7 entrou em contato com a assessoria da Copasa, que não quis se pronunciar sobre os dados.
A empresa marcou uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira (22), com a presidente Sinara Meireles “para apresentar diagnóstico sobre a situação do abastecimento de água no Estado de Minas Gerais”, mas não confirmou se haverá rodízio.
Já a vazão da represa de Três Marias, na região central de Minas, foi reduzida a menos da metade do que geralmente é aplicada nesta época do ano e a geração de energia na usina está sendo feita com apenas uma das turbinas ligadas. Mesmo com a recuperação verificada desde outubro, o nível já voltou a cair na última semana.
Moradores do entorno da represa de Serra Azul estão espantados com a crise histórica. Um deles, que preferiu não se identificar, contou que os peixes do reservatório estão morrendo e a qualidade da água piorou.
— A agua já está saindo barrenta e com forte cheiro de peixe morto. Faz 14 anos que moro aqui e nunca vi uma represa desta forma, neste estado.
Principal nascente do rio São Francisco volta a ter água após quase seca
Copasa usa água de mineradora para completar abastecimento na Grande BH
Copasa admite escassez de água em bairros de BH por causa de falta de chuva
Rodízio já está acontecendo
Moradores de Belo Horizonte ouvidos pela reportagem alegam que já ocorre rodízio em alguns bairros da cidade. Conforme relatos, no bairro Caiçara, região noroeste do município, por exemplo, o abastecimento de água é cortado a partir de 15h, diariamente. A Copasa também se recusa a falar sobre o assunto, embora não negue o ocorrido.
Grande BH
Na semana passada, a Copasa (Companhia de Saneamento de Belo Horizonte) não informou se trabalha com algum risco de desabastecimento em 2015 e garante que, apesar da região estar sem chuva significativa há quase um mês, a produção de água continua normal. No entanto, a empresa também ressaltou que este tem sido um verão atípico, com temperaturas acima da média e baixo índice pluviométrico, e que isso tem elevado o consumo de água na região.