Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Meu propósito aqui é a pacificação', diz Regina Duarte ao tomar posse

Nova secretária da Cultura do governo Jair Bolsonaro diz que vai estabelecer diálogo com o setor cultural do país e com o Poder Legislativo

Política|Do R7

Regina Duarte toma posse em cerimônia que contou até com fã-clube
Regina Duarte toma posse em cerimônia que contou até com fã-clube Regina Duarte toma posse em cerimônia que contou até com fã-clube

A atriz Regina Duarte tomou posse na Secretaria de Cultura nesta quarta-feira (4), em Brasília, defendendo a "pacificação" entre governo, setores culturais e o Poder Legislativo. 

Leia também

Regina Duarte chegou ao auditório de braços dados com o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e abriu seu discurso agradecendo o convite ao "amigo" Jair Bolsonaro e ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Ela também elogiou a primeira-dama Michelle Bolsonaro, chamada de "linda, suave, doce, iluminada".

Muito aplaudida — havia, aliás, um espaço no auditório destinado para seu fã-clube — e emocionada, ela também agradeceu ao apoio que recebeu nas ruas e de pessoas da classe artística.

"Tive muito incentivo do tipo: vai, segura essa para a gente, antes que um aventureiro lance mão. Me apoiei no carinho de várias pessoas que mee screveram no Instagram e pessoas anônimas que me encontraram nas ruas, nos aeroportos. De 97% eu recebi aprovação."

Publicidade

A atriz afirmou que aceitou o convite com objetivo de aproximar governo e setores da classe artística. "Meu propósito aqui é pacificação e diálogo permanente com o setor cultural, com estados e municípios, com o parlamento e com os órgãos de controle", disse.

Ela também ressaltou a importância de se estimular e difundir a cultura nacional. “Uma cultura forte consolida a identidade de uma nação. A cultura é um ativo que gera emprego, renda, inclusão social, impostos, acessibilidade e educação. E é nisso que acreditamos.”

Publicidade

Em seu discurso, logo a seguir, o presidente Bolsonaro afirmou que a atriz passará por uma fase probatória. "Você merece muito mais do que isso", disse ele.

Além de Bolsonaro, Michelle, Mourão e Marcelo Álvaro Antônio, estavam no evento as ministras da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, da Agricultura, Tereza Cristina, o ministro da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto. 

Publicidade

Poucos representantes da classe artística compareceram. Foram vistos pela reportagem as atrizes Rosa Maria Murtinho e Maria Paula.

Biografia

Filha de pai militar do Exército e mãe professora de piano, Regina Duarte nasceu em Franca (SP), em 1947. Apaixonados por cultura e pelas artes, os pais incentivaram a criatividade e o amor pelo campo artístico nos cinco filhos.

Em 1960, iniciou sua carreira artística no Teatro do Estudante de Campinas. Em 1965, começou profissionalmente em Teatro e TV. Por mais de meio século fez apresentações de teatro, interpretou papeis na televisão e no cinema. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.