Não recebeu a restituição? Saiba conferir se caiu na malha fina
Centro Virtual de Atendimento da Receita permite que contribuinte confira como está o processamento das informações da sua declaração
O que é que eu faço Sophia|Do R7 e Sophia Camargo
A Receita Federal libera nesta sexta-feira (31) a consulta ao terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2020.
A Receita ainda paga mais dois lotes de restituição do IR 2020 em agosto e setembro. Por isso, se não estiver nesse lote de restituição não significa que caiu na malha fina.
Porém, se quiser tirar a dúvida e verificar se não tem nenhuma pendência, será preciso ter o número dos recibos das últimas duas declarações entregues (por exemplo, 2020 e 2019).
Sem isso, não dá para criar o código que permite acessar as informações do E-CAC, o Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte da Receita.
Lembre-se de que se entregou uma declaração retificadora, é esse número de recibo que vale. Verifique o passo a passo:
1) Crie um Código de Acesso
Para criar esse código de acesso, clique nesse link. É preciso informar o número do CPF, a data de nascimento e digitar o código para provar que não é um robô.
2) Informe os números dos recibos
A seguir, terá de preencher o número dos recibos das últimas declarações entregues e criar uma senha para acessar o sistema.
O programa irá gerar um número, que é seu código de acesso. Anote esse número.
3) Acesse o e-Cac
A seguir, entre na página da Central Virtual de Atendimento da Receita e insira as informações solicitadas: CPF/CNPJ, código de acesso (o número que apareceu ao final daquela operação anterior) e senha (aquela que você já indicou quando criou o código).
4) Verifique as informações em Meu Imposto de Renda
Clique no link Meu Imposto de Renda - Extrato da Declaração do Imposto sobre a Renda Pessoa Física
5) Acesse o extrato de processamento
Acesse o extrato de processamento e verifique se caiu na malha fina e o motivo.
6) Verifique se há pendências
Clique no ícone "Pendências da malha" para verificar se há alguma pendência. Caso não haja uma pendência hoje, não significa que não poderá surgir uma amanhã, pois o cruzamento das informações é contínuo.
E se a declaração tiver pendências?
Se a declaração tiver pendência, ou seja, caiu na malha fina, há dois caminhos para solucionar a questão.
Se a declaração tiver erro ou omissão
Se a pendência decorre de erro ou omissão de informações no preenchimento da declaração, nesse caso, a solução é retificar a declaração.
Veja como fazer uma declaração retificadora.
Se a declaração não tiver erro
Se não houver erro no preenchimento da declaração, a partir do ano seguinte ao do preenchimento (ou seja, a declaração de 2019 terá de esperar 2020) o contribuinte pode marcar dia e hora para apresentar o documento solicitado pela malha.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.