Após revelação de plataforma fantasma, RJ anuncia expansão da linha 2 que ligará Estácio à Praça 15
Novo trecho da linha 2 do metrô terá cinco estações, passando pelo bairro do Catumbi
Rio de Janeiro|Do R7
Em visita à estação subterrânea da Carioca — construída há 30 anos e que espera uma expansão do metrô — o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, apresentou nesta quarta (18) projeto de expansão da linha 2 (Pavuna-Botafogo), que ligará o Estácio à Praça 15. Assim, a plataforma que está sem utilização 18 metros abaixo da estação Carioca conectará o trecho antigo ao novo caminho da linha.
O trecho de expansão da linha 2, com 3,7 km, terá cinco estações, a partir do Estácio: Estácio, Catumbi, Praça da Cruz Vermelha, Carioca e Praça 15.
Com a expansão em funcionamento, é prevista redução de intervalos e da superlotação causada pela baldeação feita na Central do Brasil. O novo trecho da linha funcionará em paralelo com o trecho antigo, ligando a zona norte à região da Carioca e Praça 15 sem precisar passar pela Central.
As obras devem começar no segundo semestre de 2016 e o governo do Estado quer aproveitar os operários que estão construindo a linha 4, que liga Ipanema à Barra da Tijuca, zona oeste.