Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

"Bat-boca": Batman diz que briga com morador do Leblon expõe preconceito

Vídeo que mostra discussão teve mais de 170 mil visualizações no You Tube

Rio de Janeiro|Do R7

Eron Melo esteve no protesto de moradores da favela do Metrô e é figura conhecida das manifestações no Rio
Eron Melo esteve no protesto de moradores da favela do Metrô e é figura conhecida das manifestações no Rio Eron Melo esteve no protesto de moradores da favela do Metrô e é figura conhecida das manifestações no Rio

Eron Melo é uma figura conhecida das manifestações no Rio. Nas ruas desde junho passado, ele ficou conhecido por se vestir de Batman. No último domingo (19), durante um rolezinho marcado para o Shopping Leblon, o manifestante discutiu com um morador do bairro da zona sul que o chamou de “babaca”. O vídeo da briga, gravado pelo videomaker Rodrigo Carvalho, foi parar na internet e teve mais de 170 mil visualizações. Para Eron, o bate-boca expõe a intolerância e o preconceito de parte dos moradores do bairro.

Segundo Eron, a briga começou no momento em que ele dava entrevista para uma TV estrangeira e o morador passou xingando e ofendendo o manifestante. Entre as críticas, o morador, que diz ser cineasta, reclama da fantasia de Eron dizendo que Batman é o “símbolo do capitalismo americano”.

O manifestante diz que o argumento do cineasta é incoerente e que usa a fantasia como símbolo de luta contra a injustiça.

— Eu uso a fantasia do Batman como símbolo de esperança, heroísmo, luta contra a injustiça. Estou desde junho nas ruas. Estive nas manifestações contra o aumento da passagem, na favela do Metrô e agora nos protestos dos alunos da Gama Filho.

Continua após a publicidade

O Batman das manifestações diz que o rolezinho marcado para o shopping Leblon, que fechou as portas no domingo, tinha a intenção de criticar as desigualdades sociais e os “preconceitos alimentados pelo Estado”, e que a ação do morador deixou isso em evidência.

— Alguns moradores do Leblon nutrem esse preconceito e acho que esse que discutiu comigo deixou isso transparecer. Ele estava incomodado com o rolezinho e esbravejou em cima de mim. A repercussão do vídeo ajudou a denunciar esse pensamento, porque eles falaram muita bobagem.

Continua após a publicidade

A reportagem do R7 não conseguiu contato com Dodô Brandão, o morador que discutiu com Eron durante o rolezinho no Leblon.

*Colaborou PH Rosa, do R7 Rio

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.