Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cerca de 300 t de medicamentos vencidos são encontrados em galpão e podem ser incinerados

Auditoria foi feita por Comissão de Orçamento da Alerj; responsáveis por galpão devem depor

Rio de Janeiro|Do R7, com Rede Record

Em plena crise do sistema de Saúde do Rio, deputados da Comissão de Orçamento da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) encontraram cerca de 300 t de medicamentos vencidos em um galpão da secretaria de Saúde. A vistoria faz parte da auditoria que a comissão está fazendo sobre os contratos de saúde do Estado.

Todo o medicamento encontrado vai ser incinerado. No fim de semana, a revista Veja denunciou que, em cerca de um ano, 700 t de remédios vencidos foram incineradas entre junho de 2014 e março de 2015.

A comissão quer descobrir porque os insumos armazenados na Central Geral de Abastecimento, em Niterói, região metropolitana, não foi encaminhado para os hospitais da rede estadual antes de perderem a validade.

Os responsáveis pela administração desses medicamentos devem ser convocados para prestar depoimento à comissão. Deputados pediram aos responsáveis pelo depósito que enviem, nesta terça-feira (23), um relatório sobre os medicamentos armazenados no local. Só depois de receber essa lista é que a comissão vai poder saber qual foi o prejuízo causado aos cofres públicos.

Publicidade

Segundo a pasta de Saúde colocou a responsabilidade pela administração dos remédios em cima da concessionária. Já a empresa disse que envia todos os meses à secretaria um relatório com os remédios que estão prestes a vencer.

Em janeiro deste ano, o MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) encontrou cerca de 7.000 itens que deveriam ser utilizados em cirurgias, mas estavam fora da validade e armazenados em um galpão. O prejuízo foi avaliado em R$ 2 milhões.

Publicidade

A secretaria de Saúde abriu uma sindicância para investigar o armazenamento desses remédios.

Assista à reportagem:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.