Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Dez testemunhas são interrogadas sobre explosão do restaurante Filé Carioca em 2011

Réus respondem por explosão qualificada com morte

Rio de Janeiro|Do R7

Quatro pessoas morreram e 17 ficaram feridas na explosão em 2011
Quatro pessoas morreram e 17 ficaram feridas na explosão em 2011

Dez testemunhas foram interrogadas nesta segunda-feira (20) na continuação da audiência do processo da explosão na cozinha do restaurante Filé Carioca, na praça Tiradentes, no centro do Rio, no dia 13 de outubro de 2011. Na ocasião, quatro pessoas morreram e 17 ficaram feridas. Em novembro do mesmo ano, o Ministério Público denunciou dez pessoas pela explosão no local. Eles respondem por explosão qualificada com morte.

Na última quinta-feira (16), cinco testemunhas prestaram depoimento. Já nesta segunda, o subdiretor-geral do Corpo de Bombeiros afirmou de que o uso de cilindros no subsolo do restaurante é contrário às normas brasileiras de segurança. Além disso, a testemunha disse que exigências não foram cumpridas pelo estabelecimento e que não havia previsão para uso de gás canalizado no local. 

O bombeiro-chefe de análise de projetos de segurança, também interrogado, confirmou que o edifício não comtemplou a instalação de gás no projeto encaminhado ao Corpo de Bombeiros.

Para justificar o funcionamento do restaurante, a fiscal de atividades econômicas da Prefeitura do Rio, disse que o alvará provisório do Filé Carioca foi deferido em 2008, sem aprovação do Corpo de Bombeiros, já que naquela época não havia essa exigência. Segundo ela, a maioria das empresas levam de dois a três anos para conseguir cumprir todas as exigências da SMU (Secretaria Municipal de Urbanismo) e da Vigilância Sanitária.


Também depôs nesta segunda, o ex-sócio e contador do restaurante que disse que a aprovação não foi apresentada ao Corpo de Bombeiros porque era necessário que a planta do local fosse feita. Mas isto não teria acontecido.

As próximas audiências estão marcadas para os dias 3, 10 e 25 de julho.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.