Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Eduardo Paes sanciona plano de carreira criticado por professores

Decisão foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (2)

Rio de Janeiro|Do R7

PMs e professores, apoiados por black blocs, entraram em confronto durante votação de plano de carreira
PMs e professores, apoiados por black blocs, entraram em confronto durante votação de plano de carreira PMs e professores, apoiados por black blocs, entraram em confronto durante votação de plano de carreira

O plano de carreira dos professores municipais do Rio de Janeiro, aprovado na tarde de terça-feira (1º) na Câmara dos Vereadores, foi sancionado na manhã desta quarta (2) pelo prefeito Eduardo Paes. O projeto é duramente criticado pela categoria.

Os docentes se posicionaram contra o plano desde a apresentação do projeto pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes. Eles exigiam a retirada de votação pois diziam que a medida atende somente a 10% da categoria na capital.

Há uma série de divergências entre a proposta da prefeitura e os interesses do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação). Um dos pontos polêmicos, segundo o Sepe, é o fato de o plano de carreiras beneficiar apenas os professores que cumprem carga horária de 40 horas semanais. O sindicato alega ainda que a prefeitura não incentiva quem investe na própria formação. 

Gesa Linhares, uma das coordenadoras gerais do o Sepe, diz que os professores não tiveram acesso às emendas dos vereadores ao projeto. O vereador Cesar Maia também pediu uma cópia das emendas, após a votação. Ele diz que não viu o conteúdo. Mas vereadora Laura Carneiro (PTB) disse que postou o documento no Facebook.

Publicidade

Desde quinta-feira passada (26), os docentes se mobilizavam contra a aprovação do plano. Na terça, em protesto do lado de fora da Câmara, manifestantes foram reprimidos pela Polícia Militar.

A sanção foi publicada no Diário Oficial desta quarta. Segundo a prefeitura, o plano, aprovado em caráter de urgência, será implementado imediatamente. O projeto, que sofreu 31 emendas, teve 36 votos a favor e três contra.

Publicidade

Durante a votação, os professores se manifestaram contra o plano do lado de fora da Câmara. PMs entraram em confronto com a categoria, causando confusão e correria no centro da cidade. Segundo a corporação, 17 manifestantes foram detidos.

Após dois dias seguidos de confrontos entre policiais e professores, o Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação) faz nesta quarta um ato contra a violência. De acordo com o sindicato, o protesto será contra a repressão da polícia em manifestações e acontecerá a partir das 17h, na Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro).

Publicidade

Também nesta quarta, professores da rede estadual vão realizar nova assembleia para definir os rumos da greve, iniciada em 8 de agosto. Eles vão se reunir às 14h no Clube Municipal, na Tijuca, zona norte do Rio. A categoria reivindica melhores condições de trabalho e infraestrutura nas escolas.

Confrontos

Professores da rede municipal, em greve desde o dia 20 de setembro, ocuparam a Câmara dos Vereadores no último dia 26, em protesto contra o plano de carreiras proposto por Paes.

No sábado (28), os profissionais de educação foram retirados da Casa à força pela Polícia Militar, a pedido da Mesa Diretora. De acordo com professores, os policiais foram violentos e usaram grande quantidade de gás de pimenta. Ao menos 15 manifestantes ficaram feridos e três foram detidos e levados à Delegacia da Mem de Sá. Todos foram ouvidos e liberados horas depois.

Os profissionais de educação permaneceram acampados do lado de fora da Câmara no domingo (29) e na segunda (30), quando um novo confronto com a PM aconteceu.

Na terça, foi realizada a votação do plano de carreiras. O PCCR (Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração) foi aprovado com 36 votos a favor e três contra. Enquanto o votação ocorria, do lado de fora, mais uma vez professores e manifestantes entravam em confronto com a polícia. A corporação usou bombas de gás para dispersar a multidão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.