Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estudantes de escolas ocupadas fecham ruas em protesto no Rio

Manifestações aconteceram na manhã desta quarta (4), na zona norte, centro e zona sul

Rio de Janeiro|

Alunos do Colégio Estadual Heitor Lira, na Penha, zona norte,
ocupado desde 4 de abril, protestam contra cortes de verbas para a educação
Alunos do Colégio Estadual Heitor Lira, na Penha, zona norte, ocupado desde 4 de abril, protestam contra cortes de verbas para a educação Alunos do Colégio Estadual Heitor Lira, na Penha, zona norte, ocupado desde 4 de abril, protestam contra cortes de verbas para a educação

Um grupo de 20 estudantes fechou a Rua Cuba, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro, com carteiras escolares na manhã desta quarta-feira (4). Alunos do Colégio Estadual Heitor Lira, ocupado desde 4 de abril, protestam contra cortes de verbas para a educação, mudanças no currículo escolar e por passe livre estudantil e o fim das provas de avaliação realizadas anualmente pela Secretaria Estadual de Educação. Na região central do Rio, estudantes também bloquearam a avenida Mem de Sá, na Lapa. Além dessas manifestações, alunos do Colégio Amaro Cavalcanti, no Largo do Machado, zona sul, interromperam o trânsito na rua Bento Lisboa.

A manifestação se iniciou às 9h30 e durou 20 minutos, até a chegada de uma equipe policial que liberou a via. Enquanto o rua esteve fechada, ônibus e carros tiveram de voltar de ré pela contramão. Motociclistas usaram a calçada para escapar do bloqueio promovido pelos estudantes.Com rostos pintados, os estudantes fizeram batucada e cantaram palavras de ordem sobretudo contra o governador licenciado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Nathalia Martins, de 17 anos, aluna do 3° ano do ensino médio do colégio, afirma que a ocupação deve permanecer.

— O governo transferiu nossas férias para maio e cancelou nosso Rio Card (bilhete de ônibus) com objetivo de enfraquecer nosso movimento. Esse é o nosso recado para ele: enquanto não negociar, a gente vai ocupar as escolar e fechar ruas.

Publicidade

Nesta quarta-feira, estão previstas manifestações com fechamento do trânsito em todas as escolas ocupadas no Rio. Chamados de "trancaços", os atos foram concebidos em A Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre (Anel), entidade estudantil ligada ao PSTU, ajuda na coordenação dos protestos. O movimento replica a mobilização vitoriosa contra o fechamento de escolas em São Paulo, no ano passado.

A movimentação estudantil vai se juntar a uma manifestação do Sindicato dos Professores da rede estadual e do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais (Muspe), marcada para as 14 horas, no Largo do Machado, na zona sul. Os docentes estão em greve desde 1° de março e seguirão em caminhada rumo ao Palácio da Guanabara, sede do governo estadual, em Laranjeiras, também na zona sul.reunião do Comando Ocupa Tudo, que reúne representantes das escolas que aderiram ao movimento, e integram o chamado "Dia D em defesa da educação, da saúde e dos direitos dos trabalhadores".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.