Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Moradores instalam barricadas no Horto para evitar novas reintegrações de posse

Na segunda-feira, durante remoção de terreno, houve confronto entre manifestantes e PMs

Rio de Janeiro|Do R7

Barricadas foram instaladas em acessos para a comunidade do Horto
Barricadas foram instaladas em acessos para a comunidade do Horto Barricadas foram instaladas em acessos para a comunidade do Horto

Moradores do Horto, no Jardim Botânico, zona sul do Rio, construíram barricadas nos acessos aos terrenos para evitar uma nova reintegração de posse. Segundo a Polícia Militar, uma viatura do batalhão do Leblon (23º BPM) estava na comunidade na manhã desta quarta-feira (8), mas não havia registro de confrontos.

Na segunda-feira (7), a PM realizou reintegração de posse de um terreno na comunidade do Horto. Com tiros de bala de borracha, gás de pimenta e uso de força policial, PMs tentaram reprimir a manifestação de moradores que fizeram um bloqueio com pedaços de árvores e lixo em chamas. Devido ao tumulto, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro informou que não abriu para visitação por "medidas de segurança".

Uma pessoa precisou ser levada de ambulância do local. Os policiais fizeram um cordão de isolamento para um carro de mudanças entrar no local. Há um mandado de reintegração de posse contra um morador.

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) foi alvo de um ataque com uma bomba caseira no setor de compostagem na noite desta segunda-feira (7). De acordo com o Instituto, uma bomba foi lançada sobre um veículo de serviço e cerca de 25 homens encapuzados invadiram o setor, renderam o segurança do local e roubaram uma arma, um rádio de comunicação e dois celulares.

Em nota, o Instituto afirmou que o ato criminoso é uma tentativa de chantagem contra o Jardim Botânico e o Poder Público pelo cumprimento da reintegração de posse de uma das casas irregularmente construída no território do Jardim.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.