Logo R7.com
RecordPlus

RJ: verão começa nesta quarta e meteorologistas apostam em estação quente e chuvosa

Inmet diz que temperatura média deve girar em torno dos 36ºC no Estado do Rio

Rio de Janeiro|Do R7

  • Google News
Cariocas lotaram as praias nos últimos dias de Primavera
Cariocas lotaram as praias nos últimos dias de Primavera

A estação mais aguardada do ano começa nesta quarta-feira (21), mais precisamente às 8h44, e os meteorologistas apostam em um Verão quente e chuvoso em todo o Estado do Rio.

Segundo Juliana Hermsdorff, meteorologista chefe do Centro de Operações Rio, os estudos mais recentes apontam para uma estação com altas temperaturas e pancadas de chuva no fim do dia por conta do calor e da umidade.


As principais características do Verão na Capital são as chuvas isoladas, acompanhadas de raio e rajadas de vento, após uma sequências maior de dias quentes. A especialista disse que estão previstas frentes frias durante o período, mas afirma que o volume de água deve ficar dentro da média. A temperatura deve girar em torno dos 38ºC e 39ºC na cidade do Rio nos próximos dias.

Olívio Bahia, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), explica que a alta umidade característica do Verão acontece por causa da Zona de Convergência do Atlântico Sul, um sistema meteorológico típico da estação que atrai mais chuva para a região sudeste. Por isso, o período entre dezembro e março tem um maior volume de chuvas.

Ele afirma que há possibilidade de pancadas de chuva isoladas no Natal e no Ano Novo, mas que a expectativa de tempo fechado na hora da virada é pequena. Caso chova, Bahia disse que as regiões mais suscetíveis são a Capital, região serrana e norte do Estado. A temperatura média em todo o Estado do Rio deve girar em torno dos 36ºC.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.