STJ manda soltar ex-subsecretário suspeito de fraudes na Saúde do RJ
Gabriell Neves pode deixar o Complexo de Bangu, na zona oeste, neste sábado (5). Ele deverá usar tornozeleira eletrônica e não poderá sair do país
Rio de Janeiro|Do R7
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) mandou soltar o ex-subsecretário Estadual de Saúde, Gabriell Neves, suspeito de desvios em verbas destinadas ao combate da pandemia do novo coronavírus no Rio de Janeiro.
De acordo com a decisão do Ministro Benedito Gonçalves, o mandado de prisão expedido pelo TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) não tem validade após a investigação no âmbito estadual ter sido enviada ao STJ.
Preso pela Polícia Civil na Operação Mercadores do Caos, Gabriell Neves pode deixar o Complexo de Bangu, na zona oeste, neste sábado (5). No entanto, o ex-subsecretário deverá usar tornozeleira eletrônica e não poderá sair do país.
As investigações, que apontaram prejuízo de R$ 1 bilhão aos cofres públicos na aquisição de equipamentos para enfrentamento da covid-19, também prenderam o ex-secretário Estadual de Saúde, Edmar Santos, em julho. Depois de um mês, ele ganhou liberdade ao firmar um acordo de delação.
No último dia 2, o STJ decidiu manter afastado por 180 dias o governador Wilson Witzel também por suspeita de envolvimento em fraudes na Saúde. Witzel nega as acusações.