Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Um dia após Uerj suspender aulas, médicos residentes interrompem atendimento em hospital

Estudantes de medicina, assim como funcionários de limpeza, estão sem remuneração

Rio de Janeiro|Do R7

A previsão é de que os representantes dos médicos sejam recebidos na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia
A previsão é de que os representantes dos médicos sejam recebidos na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia A previsão é de que os representantes dos médicos sejam recebidos na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia

Cadeiras quebradas, lixo acumulado no estacionamento, banheiros precários, empresas terceirizadas sem repasses, bolsas de assistência e dos residentes de medicina no Hospital Universitário Pedro Ernesto atrasadas. Esse é o retrato da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), que sofre com a crise financeira pela qual o Estado passa.

Nesta terça (24), os residentes do hospital decidiram paralisar as atividades e mantiveram apenas 30% do corpo médico em serviço. Em protesto contra os atrasos, o grupo de residentes decidiu cruzar os braços até ter um “calendário de pagamentos que dê a eles estabilidade.” Ontem (23), a reitoria da universidade decidiu interromper as aulas por uma semana.

Caos na Uerj: com atrasos nos repasses do governo estadual, lixo se acumula na universidade

Segundo o residente Vitor Alvarenga, a paralisação é uma forma de protesto.

Publicidade

— O que enfrentamos agora é o atraso. Nós nos vimos obrigados a paralisar como uma forma de protesto, mas mantivemos 30% do pessoal trabalhando. Nós queremos estabilidade, um calendário fixo.

Falta de serviços básicos

Publicidade

Entre os motivos para a paralisação das aulas, está a insalubridade do local, já que os terceirizados não estão trabalhando após o governo suspender repasses a fornecedores. A situação, segundo a Uerj, afeta a segurança das pessoas e do patrimônio. O retorno das atividades acadêmicas está previsto para o 1º dia de dezembro.

Segundo a estudante Ana Paula dos Santos, a universidade enfrenta problemas há mais de um ano.

Publicidade

— Há mais ou menos uns dois anos a limpeza deixa a desejar. No período passado, a gente passou por problemas de entupimento no encanamento. Estava tudo entupido, inclusive a pia.

Maria do Socorro é uma das auxiliares de serviços gerais que está sem receber.

— Me colocaram de férias, sem nenhum tostão nem pagamento, nem férias, nem nada. Como eu vou trabalhar sem um tostão, sem nada dentro de casa?

Regularização em dezembro

Na última semana, o pagamento de bolsistas, residentes e de terceirizados da universidade foi suspensopela Secretaria de Estado de Fazenda por falta de caixa. A suspensão, segundo o governo do Estado, é para que o pagamento de servidores ativos e inativos não seja afetado.

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse nesta terça-feira que pretende normalizar o pagamento de terceirizados e alunos residentes da Uerj na primeira semana de dezembro.

A previsão, segundo o governador, é que os representantes dos médicos residentes sejam recebidos ainda na tarde de hoje na Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia para discutir o assunto.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.