Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

CPI dos trotes nas universidades paulistas entrega relatório final hoje 

Na última semana, a CPI recomendou o envio do relatório final para o Ministério Público

São Paulo|Da Agência Brasil

Segundo a Alesp, a CPI fez 40 reuniões
Segundo a Alesp, a CPI fez 40 reuniões Segundo a Alesp, a CPI fez 40 reuniões

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Alesp (Assembleia Legislativa) de São Paulo, que investiga denúncias de violação de direitos humanos nas universidades paulistas, apresenta hoje (10) o relatório final de suas atividades. A apresentaçãoa contece a partir das 14h no Auditório Paulo Kobayashi da Alesp. 

Segundo a Alesp, a CPI fez quase 40 reuniões, nas quais ouviu relatos de abusos denunciados por estudantes, professores e funcionários das universidades públicas e privadas de São Paulo. Reitores e diretores de faculdades também foram ouvidos. Nos depoimentos foram relatados casos de violência não somente em trotes, mas em festas e até mesmo no cotidiano acadêmico.

Após denúncia, ex-aluna da UFSCar detalha abuso: meu professor me beijou à força e não fizeram nada

Relatório da CPI dos Trotes pede punição de responsáveis por Show Medicina e atléticas de SP 

Continua após a publicidade

Na manhã desta terça-feira (9), em Campinas, compareceram à CPI apenas dois dos 14 convidados a depor sobre os casos de violência na PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica) e na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Os dois depoentes são alunos que estiveram no comando da Associação Atlética do curso de medicina da PUC-Campinas, entidade que tem entre suas atribuições promover a prática de esporte entre os alunos, mas que é acusada de fomentar o trote violento. Ambos negaram as acusações.

Continua após a publicidade

Em relatório parcial, divulgado no fim do mês passado, a CPI recomendou o envio do relatório final para o Ministério Público e demais autoridades para que as denúncias sobre os abusos sejam apuradas e para que as autoridades responsáveis possam tomar as “medidas judiciais e administrativas cabíveis”.

Leia mais notícias de São Paulo 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.