Defesa de Gil Rugai aponta erros da perícia
Segundo advogados, perícia comparou pé direito de acusado com sapato esquerdo
São Paulo|Vanessa Beltrão, do R7
A defesa de Gil Rugai apontou um erro em uma animação apresentada durante o depoimento do perito Adriano Yssamu Yonanimi, o último do primeiro dia de julgamento, que teve início nesta segunda-feira (18). Segundo os advogados do réu Marcelo Feller e Thiago Anastácio, o vídeo, chamado pelo perito de realidade virtual, mostra o chute que Gil Rugai teria dado com o pé direito na porta do cômodo onde estava o pai, Luiz Carlos Rugai, antes de ser baleado. Mas a comparação do pé do acusado teria sido feita com um sapato do pé esquerdo, também do réu.
O vídeo é parte integrante do laudo pericial e está anexado ao processo desde 2004.
O perito, que coordenou os trabalhos de preparação do laudo do Instituto de Criminalística para comprovar o chute na porta, assumiu o erro. Ele confirmou que a sobreposição do sapato de Gil Rugai com a marca do pé na porta foi feita com o sapato trocado. Mas afirmou que, no laudo criminal, ou seja, na perícia escrita, a informação está correta — a referência é mesma do pé direito.
Em sua defesa, Adriano citou a máxima "errar é humano". Ele ainda disse que a " agonia para confeccionar o laudo" teria contribuído para o erro.
— A gente trabalhou demais em cima desse laudo. A equipe toda desgastada. Então isso pode ter provocado esse deslize.
Leia mais notícias de São Paulo
Veja como foi o primeiro dia de julgamento de Gil Rugai
Ele confirmou, porém, que a marca obtida pela perícia na porta revela que o chute foi dado por Gil Rugai. Segundo ele, a altura da mancha e o tamanho do pé são compatíveis com as características do acusado.
Sumiço
Outro erro apontado pelos advogados do acusado é o desaparecimento do pedaço da porta que teria a marca do sapato do assassino. O item não chegou ao Fórum Criminal da Barra Funda.
De acordo com o perito, o pedaço da porta foi encaminhado ao Instituto de Criminalística, protegido por uma placa de acrílico, e enviado ao Instituto de Criminalista e de lá teria sido encaminhada ao fórum, mas ela não chegou.
Perito contratado pela defesa de Gil Rugai diz que provas técnicas não se sustentam
Vigia diz que viu Gil Rugai saindo da casa do pai e da madrasta na noite do crime