São Paulo

8/8/2013 às 22h06 (Atualizado em 9/8/2013 às 09h07)

Diretor da Siemens aponta envolvimento de Serra em licitação de trens em São Paulo, diz jornal

Ex-governador negou ter mantido contato com empresas e afirmou que concorrência foi limpa

Do R7

Ex-governador negou informações divulgadas pelo jornal Daniel Teixeira/Estadão Conteúdo/12.10.2012

Buscando evitar uma paralisação nas licitações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) entrou em contato com a Siemens em 2008 para sugerir um acordo, segundo informações divulgadas nesta quinta-feira (8) pelo jornal Folha de S.Paulo.

A informação foi apurada a partir de uma mensagem trocada entre Serra, o diretor da Siemens, Nelson Blanco e o secretário de Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella. Na ocasião, o ex-governador disse que a licitação seria cancelada caso a CAF fosse desqualificada — uma das saídas seria a CAF dividir o pedido com a empresa alemã.  

Naquele ano, a Siemens disputava com a espanhola CAF, que apresentou proposta mais baixa, uma licitação da CPTM para compra de 40 novos trens e ameaçava entrar na Justiça caso não saísse vitoriosa.

Leia mais notícias de São Paulo

O ex-governador negou ao Jornal ter se encontrado com os executivos das empresas envolvidas no contrato da CPTM e disse que a licitação foi limpa. De acordo com o Jornal, o e-mail faz parte da documentação recolhida pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e não contém indícios de irregularidades, mas sugere que o governo do Estado acompanhou as negociações das empresas que participavam das licitações de trens.
 

  • Espalhe por aí:

Veja também

Todas as notícias
Publicidade
Compartilhe
X
Enviar por e-mail
(todos os campos marcados com * são obrigatórios)
Preencha os campos corretamente.
Mensagem enviada com sucesso!