Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Haddad quer câmera nos ônibus para multar veículos que invadem faixa exclusiva

Infração já é a terceira mais recorrente no trânsito da cidade

São Paulo|Thiago Calil, do R7

Equipados com ar condicionado, os novos ônibus não tem janelas e são capazes de transportar mais passageiros
Equipados com ar condicionado, os novos ônibus não tem janelas e são capazes de transportar mais passageiros Equipados com ar condicionado, os novos ônibus não tem janelas e são capazes de transportar mais passageiros

Quanto mais a cidade ganha novas faixas exclusivas para o transporte público, mais a prefeitura quer fechar o cerco contra os motoristas que invadem a área restrita aos veículos particulares. Durante o lançamento de 20 novos ônibus, chamados de superaticulados, na manhã desta terça-feira (2), o prefeito Fernando Haddad revelou a intensão de transformar os coletivos em um tipo de radar sobre rodas.

— Futuramente, nós vamos ter uma câmera que multa o invasor da faixa exclusiva, dentro do ônibus.

As multas por transitar nas vias exclusivas passaram de 78.446 para 383.093 (388%) no primeiro semestre de 2014 e já são a terceira maior recorrência de infrações dos motoristas. No mesmo período, a quantidade de faixas para ônibus passaram de 100 km para 448 km.

A ideia não é nova. Desde o início da gestão, em 2013, a secretaria dos transportes já vem estudando a medida. A tecnologia para o uso de câmeras nos coletivos já uma realidade. Os novos superarticulados contém computador de bordo que mostram ao motorista o entra e sai de passageiros. Os veículos ainda contam com ar condicionado e internet Wi-Fi grátis.

Publicidade

A expectativa da prefeitura é que os novos veículos, que vão circular por corredores e contam com ar condicionado, incentive as pessoas a usarem o transporte público.

— Instalando internet grátis, vai permitir que a pessoa que queria usar um laptop, ir trabalhando no percurso, já vai economizando tempo. O Wi-Fi, o ar condicionado, as faixas exclusivas, tudo isso já vai criando um ambiente mais favorável. Tudo que a gente quer é que as pessoas se sintam cada vez melhor usando o transporte público.

Publicidade

Os veículos vão circular nas linhas 809P (Terminal Campo Limpo-Terminal Pinheiros) e 857P (Terminal Campo Limpo-Paraíso), ambas operadas pela Viação Campo Belo. 

Fraudes

Publicidade

Os novos ônibus também contam com um validador mais moderno, que fotografa os passageiros no momento de passar a roleta. A tecnologia é para combater, principalmente, quem se apropria indevidamente de benefícios, como usar um bilhete único de aposentado emprestado.

Veja mais notícias sobre São Paulo

Chamado de superarticulado, os veículos são formados por duas composições acopladas, que comportam até 173 passageiros.

— O modelo foi desenvolvido no Brasil e é espetacular. Ele tem a capacidade de transporte do biarticulado e o conforto do articulado. Eles é que devem ocupar os corredores de ônibus, aproximando o tanto quanto possível o ônibus do transporte alta capacidade sobre trilhos. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.