Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mércia Nakashima: defesa afirma que testemunha viu vítima e Mizael juntos dias após o crime

Júri de vigia acusado de participar do crime continua com depoimento do irmão da advogada

São Paulo|Do R7, com São Paulo no Ar

Chegada do vigia Evandro Bezerra para o julgamento no Fórum Criminal de Guarulhos, na Grande SP, nesta segunda-feira (29)
Chegada do vigia Evandro Bezerra para o julgamento no Fórum Criminal de Guarulhos, na Grande SP, nesta segunda-feira (29) Chegada do vigia Evandro Bezerra para o julgamento no Fórum Criminal de Guarulhos, na Grande SP, nesta segunda-feira (29)

O segundo dia do julgamento do vigia Evandro Bezerra da Silva, de 41 anos, será marcado por uma promessa dos advogados de defesa. Eles prometeram apresentar uma testemunha que teria visto Mizael Bispo e Mércia Nakashima juntos três dias depois da data que as investigações apontam que ela foi morta. A vítima desapareceu em maio de 2010 e seu corpo foi encontrado em uma represa, em Nazaré Paulista. Bezerra é acusado de ajudar Mizael Bispo, condenado em março a 20 anos de prisão, a assassinar a advogada.

Durante quase dez horas, o primeiro dia do júri teve depoimentos, perguntas e discussões em Guarulhos, na Grande São Paulo. A defesa, que prometia uma bomba capaz de mudar o rumo do julgamento, colocou em dúvida a data da morte de Mércia Nakashima. Detalhe que poderia até livrar Evandro Bezerra da Silva das acusações.

Um homem diz ter visto Mizael Bispo e Mércia juntos em 26 de maio de 2010, três dias depois da data em que as investigações apontam que ela foi morta. Mas essa testemunha crucial não apareceu no primeiro dia do julgamento e a defesa tentou adiar os trabalhos. O impasse resultou em quase duas horas de atraso para o início do júri.

Um dos depoimentos foi de um engenheiro de telecomunicações. Eduardo Amato Tolezani explicou como funcionam as antenas de telefonia celular que captaram as ligações entre Evandro e Mizael no dia do assassinato. O técnico falou que esses registros podem ter erros. A informação foi usada pela defesa para tentar enfraquecer a acusação.

Publicidade

Família de Mércia Nakashima está ansiosa, mas confiante na condenação de vigia

Um advogado da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que acompanhou o interrogatório de Evandro, também depôs e falou que não houve violência contra o réu. O vigia alega que confessou ter participado do assassinato após sofrer tortura.

Publicidade

Todas as testemunhas foram liberadas para ir para casa. Menos um dos parentes mais próximos da ex-namorada de Mizael Bispo. A juíza determinou que o irmão de Mércia Nakashima, Márcio Nakashima, dormisse em um hotel e ficasse incomunicável. Eles é uma das testemunhas de acusação e deve ser ouvido nesta terça-feira (30).

A sessão terminou com desentendimentos entre advogados e o delegado que investigou o assassinato. A defesa questionou Antônio de Olim sobre informações e testemunhas que não foram investigadas e que poderiam ter dado outro rumo para o inquérito.

Publicidade

A juíza chegou a chamar a atenção do delegado, que foi irônico em alguns comentários. Enquanto isso, Evandro não esboçou nenhuma reação. Apenas escutou os depoimentos. Ele nega ter participado do crime e diz que apenas deu uma carona para Mizael. 

Os parentes de Mércia acompanharam o julgamento. A mãe dela, Janete Nakashima, diz temer que Evandro receba uma pena ainda menor que a de Mizael, que em março foi condenado a 20 anos de prisão.

— 20 anos é ridículo pra quem vai daqui quatro, cinco, seis anos, não sei, ele pode estar na rua e fazendo tudo novamente.

Nesta terça-feira, o julgamento está marcado para começar às 9h com o depoimento de Márcio Nakashima, irmão da vítima. Em seguida, estão marcados os depoimentos das testemunhas de defesa. O julgamento só deve terminar nesta quarta-feira (31).

Prisão do vigia

Evandro Bezerra da Silva ficou foragido e foi detido em junho de 2012 na cidade de Olho D'Água das Flores, em Alagoas. Segundo a polícia, ele ficou escondido em várias cidades do interior de Alagoas até ser localizado.

Julgamento de Mizael Bispo

Após quatro dias de julgamento, o policial militar reformado Mizael Bispo foi condenado a 20 anos de prisão em regime fechado pelo assassinato da advogada Mércia Nakashima, no dia 14 de março. Ele foi considerado culpado pelo crime de homicídio triplamente qualificado — motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Irmã de Mércia se emociona e chama Mizael de "assassino maldito"

Durante a leitura da sentença, o juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano desta

cou que o fato de o réu ter mentido foi considerado um agravante. Cano afirmou ainda que "gestos de amor jamais podem levar a pessoa amada à morte". Emocionados, os familiares de Mércia ouviram a sentença de mãos dadas.

Após a decisão, o promotor Rodrigo Merli pediu que a Justiça de Guarulhos aumente a pena do ex-policial militar. O Ministério Público quer que a pena seja de 24 anos e seis meses.

O crime

A advogada Mércia Nakashima desapareceu no dia 23 de maio de 2010, após visitar a avó em Guarulhos, na Grande São Paulo. Os bombeiros encontraram o carro da vítima em uma represa de Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. O corpo dela foi encontrado um dia depois.

O policial militar reformado Mizael Bispo foi condenado por ter matado a advogada e ter empurrado o carro dela na represa. De acordo com a perícia, ela foi atingida por um tiro, que atravessou o maxilar, mas a causa da morte foi afogamento.

Mizael e Mércia namoraram por quase quatro anos. Eles terminaram o relacionamento antes do desaparecimento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.