Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seca: com novo recorde negativo da história, nível do Sistema Cantareira chega a 13,4%

No mesmo período do ano passado, nível do mesmo reservatório estava em 62,1%

São Paulo|Do R7

Estiagem: nível do Sistema Cantareira não para de cair
Estiagem: nível do Sistema Cantareira não para de cair Estiagem: nível do Sistema Cantareira não para de cair

O nível de água no Sistema Cantareira continua caindo e registrou, mais uma vez, o pior índice de abastecimento da história. Nesta segunda-feira (31), o volume de água chegou a 13,4%, de acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Neste domingo, o nível estava em 13,5% e, no mesmo período do ano passado, o reservatório tinha 62,1% de água. 

Como alternativas para evitar o racionamento de água na Grande São Paulo e na capital paulista, o governo corre para finalizar obras que vão utilizar o chamado "volume morto" das represas.

No entanto, o MPE (Ministério Público Estadual) pode ir à Justiça contra o uso do "volume morto" se a retirada da água do fundo das barragens acarretar riscos para o ecossistema. O Gaema (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente) do MP de Piracicaba enviou ofícios à ANA (Agência Nacional de Águas), ao DAEE (Departamento Águas e Energia Elétrica) e à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) pedindo informações sobre a retirada e se foram realizados estudos do impacto dessa medida.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

População de SP teve que racionar água pelo menos três vezes nos últimos 15 anos

Prefeitos vão discutir proposta de transposição de rio para combater crise de água em SP

Além disso, neste sábado (29), cálculos divulgados pela própria Sabesp projetam um cenário ainda mais pessimista para o fim do "volume útil" do Sistema Cantareira. A empresa estima que, no pior panorama, a água represada acima do nível das comportas do manancial que abastece 47% da Grande São Paulo e a região de Campinas se esgote em 21 de junho, nove dias após o início da Copa do Mundo.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.