Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Uso de máscara em locais fechados deixa de ser obrigatório em SP

Decisão tem validade imediata a partir desta quinta-feira (17). No transporte público e em serviços de saúde, o uso continua obrigatório

São Paulo|Gabriel Croquer, do R7

Melhora da pandemia no estado e índice de vacinação justificaram a flexibilização
Melhora da pandemia no estado e índice de vacinação justificaram a flexibilização Melhora da pandemia no estado e índice de vacinação justificaram a flexibilização

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou nesta quinta-feira (17) a flexibilização do uso de máscara contra Covid-19 na maior parte dos ambientes fechados. As exceções serão o transporte público, seus respectivos locais de acesso — como estações de metrô — e os locais com serviços de saúde. O uso do equipamento foi instituído pelo governo em ambientes fechados e abertos em maio de 2020.

Dessa forma, o uso será opcional em diversos ambientes, como escritórios, comércios, salas de aula e academias. O novo decreto com a liberação será publicado em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta quinta e terá efeito imediato. No dia 9 de março, Doria já havia flexibilizado o uso da proteção em ambientes abertos.

Depois de chegar ao pico da onda causada pela variante Ômicron no início de fevereiro, o estado registra queda no número de internações em UTIs (unidades de terapia intensiva) e enfermaria há seis semanas seguidas. Com a melhora consistente dos indicadores da pandemia mesmo duas semanas depois das aglomerações do Carnaval, o estado decidiu avançar na liberação.

A medida foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus de São Paulo, que também avaliou o índice de vacinação com duas doses no estado. Segundo dados da gestão Doria, mais de 90% da população elegível (acima de 5 anos) para receber as doses das vacinas foi imunizada em São Paulo. 

Publicidade

Em mais de dois anos de pandemia, a flexibilização do uso de máscara só começou a ser planejada pelo governo em novembro do ano passado. A gestão chegou a anunciar que desobrigaria a população de usar máscara, mas voltou atrás depois da descoberta da variante Ômicron, muito mais transmissível que as cepas anteriores.

A cautela provou-se necessária depois que a variante varreu o país e o estado a partir do fim do ano passado e fez a média móvel de casos atingir os piores indicadores de toda a pandemia no começo de 2022. Com mais de 60% da população brasileira imunizada com as duas doses, a cepa não teve o mesmo impacto avassalador no número de mortes e internações.

Além de São Paulo, outros estados que eliminaram parcialmente ou totalmente a obrigação do uso de máscara são Rio de Janeiro, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do Distrito Federal.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.