Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Alimentos orgânicos contribuem para retardar o envelhecimento

Pesquisa aponta maior concentração de antioxidantes em frutas, vegetais e cereais do tipo

Saúde|Do R7

Alimentos orgânico concentram mais antioxidantes
Alimentos orgânico concentram mais antioxidantes Alimentos orgânico concentram mais antioxidantes

Um estudo publicado no periódico British Journal of Nutrition revelou que os alimentos orgânicos possuem mais antioxidantes que os convencionais.

Para chegar ao resultado, os cientistas analisaram 343 publicações. O estudo foi realizado pela Washington State University e pela Newcastle University.

Os pesquisadores concluíram que a substituição de frutas, vegetais e cereais convencionais por orgânicos aumenta o consumo de antioxidantes entre 20% a 40% — o que, numa dieta comum, equivale a cerca de duas porções extras de frutas e legumes por dia, sem aumentar a ingestão calórica.

Os antioxidantes limpam os radicais livres, que provocam a oxidação celular. Segundo estudos anteriores, os elementos contribuem para retardar o envelhecimento.

Publicidade

— Esse estudo mosta como a alimentação à base de vegetais orgânicos é superior em termos nutricionais — afirmou Charles Benbrook, da Washington State University, em nota publicada no site de divulgação científica EurekAlert.

A pesquisa concluiu ainda que, sem os pesticidas aplicados em culturas convencionais, os alimentos orgânicos tendem a produzir mais fenóis e polifenóis para se defender de pragas. Os fenóis e polifenóis podem ajudar a prevenir doenças coronárias, derrame e alguns tipos de câncer.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.