Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Apneia do sono pode causar pressão alta 

Condição já afeta cerca de um terço da população mundial

Saúde|Do R7

Problema pode acarretar problemas cardíacos
Problema pode acarretar problemas cardíacos Problema pode acarretar problemas cardíacos

Além de provocar um sono de péssima qualidade, a apneia do sono pode causar desde hipertensão arterial, até problemas cardíacos mais graves.

De acordo com a ortodontista Samira Ghorayeb, os casos de AOS (apneia obstrutiva do sono) ― obstrução total ou parcela das vias respiratórias ― estão cada vez mais comuns.

― Boa parte desses pacientes acaba apresentando histórico familiar de hipertensão arterial e arritmias cardíacas.

Segundo a especialista, a repetição dos episódios de apneia durante o sono tem como consequência a menor oxigenação do sangue, fazendo com que o organismo seja danificado.

Publicidade

Samira ainda explica que a apneia do sono já afeta cerca de um terço da população mundial e que, segundo estudos, 67% dos portadores de apneia do sono apresentam hipertensão arterial.

― Em muitos casos de hipertensão, o tratamento da apneia por si só é suficiente para redução e controle da pressão arterial.

Publicidade

Apneia do sono pode causar impotência sexual

De acordo com a especialista, nos adultos, cinco ou mais episódios de dez segundos da suspensão da respiração por hora de sono caracterizam quadros de apneia. Nas crianças, bastam dois ou três segundos de parada respiratória para o sangue dar sinais de falta de oxigênio.

Publicidade

Redução de calorias pode melhorar apneia do sono, diz estudo

O tratamento para o problema, segundo a ortodontista, varia de acordo com a gravidade do caso. A primeira medida a ser tomada é reduzir os fatores agravantes, como excesso de peso, uso de bebidas alcoólicas, calmantes, relaxantes musculares e cigarro, principalmente antes de dormir.

― Muitas crianças que apresentam disfunções respiratórias durante o sono acabam erroneamente diagnosticadas como portadoras de déficit de atenção e outros transtornos, passando a tomar remédios psiquiátricos. Mas na verdade, tudo o que elas precisam é dormir bem

― Outros fatores que podem causar distúrbios respiratórios durante o sono são obstrução nasal, refluxo gastroesofágico e hábito de dormir de barriga para cima, por isso é sempre melhor dormir de lado, já que o ar flui mais facilmente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.