Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atenção: frieira pode baixar imunidade e causar complicações

Especialista dá dicas de como prevenir e tratar o problema

Saúde|Do R7

Procure sempre secar bem os pés para evitar o crescimento de fungos
Procure sempre secar bem os pés para evitar o crescimento de fungos Procure sempre secar bem os pés para evitar o crescimento de fungos

Se você costuma sentir aquela coceirinha e até mesmo um ardor entre os dedos dos pés, fique atento! Pois você pode ter contraído um tipo bem conhecido de micose: a frieira.

As frieiras, que são causadas por fungos, são descamações da pele que provocam coceira e até sangramento, em casos extremos. Para evitá-las, é preciso lavar bem os pés e secar entre os dedos a cada banho.

Além de incomodar, Cristina explica que as micoses podem abrir caminho para outras doenças, pois deixam a área infectada frágil e com baixa imunidade.

― Em primeiro lugar, é preciso diagnosticar o problema para depois podermos saber qual tratamento será feito.

Publicidade

De acordo com a podóloga Cristina Lopes, em geral, é difícil detectar o início desse tipo de micose, mas existem algumas maneiras de se prevenir e tratá-las.

Por ficarem muito tempo dentro de calçados fechados e com meias quentes, os pés permanecem úmidos, criando um ambiente favorável à proliferação de fungos.

Publicidade

― A primeira dica é a constante limpeza dos pés e a escolha por meias de algodão que permitem uma melhor absorção do suor.

Veja mais notícias de saúde

Publicidade

Segundo a especialista, outra atitude importante que pode se adotar é usar um chinelo de borracha para tomar banho, retirando-o somente para lavar os pés.

― Também recomendamos o uso de desodorantes ou talcos para os pés com bactericida e fungicida. Se a prevenção não foi suficiente e você pegou uma micose não perca tempo. Procure ajuda profissional o quanto antes e realize um bom tratamento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.