Atividade física ajuda na prevenção de síndromes metabólicas
Animais foram submetidos a um programa de treinamento de dois meses
Saúde|Do R7
Estudo realizado pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (Universidade de São Paulo) com camundongos revelou parte dos mecanismos metabólicos pelos quais a prática de atividade física ajuda a prevenir problemas de saúde causados pela má alimentação, como diabetes e acúmulo de gordura no fígado.
Os animais foram alimentados durante seis semanas com uma dieta que continha chocolate, bolacha de maisena, amendoim e açúcar. Após esse período, os pesquisadores verificaram que os camundongos já desenvolviam um quadro de intolerância à glicose, resistência à insulina e obesidade.
Para verificar se a prática de atividade física era capaz de prevenir esse quadro, os animais foram submetidos a um programa de treinamento de dois meses, que incluía uma hora de exercício físico aeróbio na esteira com intensidade moderada, cinco dias por semana.
Os resultados mostraram que os animais que praticaram atividade física tiveram elevação de peso de 8,7% e não desenvolveram hiperglicemia, intolerância à glicose ou resistência à insulina. Além disso, tiveram um aumento bem mais discreto nos níveis de colesterol.