Bebê deve dormir de barriga para cima, alerta pediatra
Especialista também explica que descamações no rosto do bebê são normais
Saúde|Do R7
Bom dia! Você é mãe de primeira viagem? Ainda se sente insegura sobre qual a maneira correta de colocar seu filho para dormir ou qual a alimentação correta que deve ter para não prejudicar o bebê?
Assim que o bebê nasce, por exemplo, é comum aparecer manchas avermelhadas na pele, principalmente no rosto, nessa hora surge à primeira preocupação da mãe. O pediatra e neonatologista do Instituto Saúde Plena e do Albert Einstein, Jorge Huberman, explica que as descamações são normais nas primeiras semanas de vida.
— Isso acontece devido o período que a criança permanece envolta no líquido amniótico. Contudo, só é preciso tomar cuidado com a vestimenta do bebê e a higiene dele, por isso vista com roupas de algodão e higienize o rosto dele com algodão úmido.
Bebês de mães drogadas têm mais chances de virarem viciados no futuro
O médico explica que o bebê deve ser colocado para dormir de barriga para cima.
— Caso ele engasgue, o reflexo imediato é a tosse que logo chamará a atenção dos pais. Já de bruços se tiver alguma complicação não poderá ser ouvido. A única ressalva é se ele tiver refluxo gastroesofágico, aí deve dormir lateralmente e o berço ser inclinado entre 15 e 30°.
Quanto a alimentação da mãe e do bebê, Huberman lembra que o cuidado deve vir das duas partes.
— Para o bebê o alimento materno é o suficiente até os seis meses de vida da criança não sendo necessário dar água ou chá, depois desse período a introdução de complementos alimentares pode ser feita. Já a mulher deve fazer uma alimentação saudável e bem equilibrada, pois o que se está ingerindo pode passar ao leite materno.
Outros cuidados como evitar agasalhar demais o bebê, deixar bichos de pelúcia e paninhos no berço, ou ainda, colocar ele para dormir na mesma cama do casal, devem ser observados.