Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cuidado! Calor pode provocar tontura, confusão mental e perda de consciência

Especialista afirma que idosos merecem atenção especial nesta época do ano

Saúde|Do R7

Principal deles é a desidratação, quando o corpo elimina mais água do que ingere
Principal deles é a desidratação, quando o corpo elimina mais água do que ingere Principal deles é a desidratação, quando o corpo elimina mais água do que ingere

Boa parte do Brasil vem enfrentando dias de forte calor. Os termômetros de várias cidades, como São Paulo, têm ultrapassado 30ºC. Mas tome cuidado! As temperaturas elevadas que levam muita gente às praias e piscinas podem também provocar problemas à saúde.

O principal deles é a desidratação, quando o corpo elimina mais água do que ingere. De acordo com Sérgio Colenci, geriatra do Hospital Alvorada, os principais sintomas são queda de pressão arterial, tontura, confusão mental e perda da consciência. Portanto, o ideal é consumir, em média, cerca de dois litros diários de água, sucos, chás e água de coco, além de evitar bebidas alcoólicas.

O médico alerta que é necessário, nesses dias quentes, é necessário dar uma atenção especial aos idosos.

— Com o envelhecimento, a sensação de sede diminui. Então, é importante lembrar-se de consumir líquidos sempre, mesmo sem vontade.

Publicidade

Médicos dão dicas de como aliviar o calor

No verão, também é comum a hipertermia (quando a produção de calor pelo corpo excede a capacidade de dissipação). Colencine diz que o problema pode ocorrer quando há a exposição excessiva ao sol, na permanência, durante longos períodos, em ambientes abafados e, até mesmo, com o uso de roupas pesadas ou muito “fechadas” em dias muito quentes. Os principais sintomas são respiração e suor intensos, câimbras, náuseas e vômitos.

Publicidade

— Vale lembrar que o sol é importante para o idoso, pois ele precisa dos raios ultravioleta para a conversão da vitamina D (na sua forma ativa) na pele. Além disso, a exposição ao sol ajuda na prevenção e no tratamento dos sintomas depressivos e na regulação do sono.

Calor pode provocar bactérias na região íntima. Veja dicas e fuja dos problemas

Porém, o tempo de exposição não deve exceder 20 a 30 minutos e deve ser evitado entre 10h e 16h, quando o calor é mais intenso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.