Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Entenda a prosopagnosia, doença que afeta Brad Pitt e causa dificuldade em reconhecer rostos

Astro do cinema diz que sente vergonha e até evita sair de casa para não ser considerado como 'egocêntrico, distraído e inacessível'

Saúde|Karla Dunder, do R7

Brad Pitt afirma que sofre de prosopagnosia, dificuldade em reconhecer a face de alguém
Brad Pitt afirma que sofre de prosopagnosia, dificuldade em reconhecer a face de alguém Brad Pitt afirma que sofre de prosopagnosia, dificuldade em reconhecer a face de alguém

Brad Pitt declarou, em uma entrevista à GQ, que tem dificuldade em reconhecer rostos, um problema chamado prosopagnosia. O ator de 58 anos afirmou que sente vergonha e evita sair de casa porque acredita que as pessoas o acham "egocêntrico, distraído e inacessível". 

Na entrevista, o astro diz que as pessoas "não acreditam" que ele sofra deste problema e gostaria de conhecer mais gente que lide com os mesmos sintomas que ele.

Leia também

O neurologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Diogo Haddad, afirma que a prosopagnosia é um sintoma neurológico de alguma doença. Haddad explica que a palavra agnosia vem do grego e significa conhecimento. O prefixo "a" indica falta — falta de conhecimento. 

"No caso da prosopagnosia é o não reconhecimento do rosto, mas não é uma doença em si, mas o sintoma de uma lesão cerebral causada por alguma doença como AVC, um tumor, uma lesão inflamatória ou de doenças degenerativas como Parkinson ou Alzheimer", explica o neurologista. "A pessoa não consegue diferenciar a face de alguém, mesmo que seja familiar." Por essa razão, essa condição é chamada em inglês face blindness, traduzido como "cegueira da face".

Publicidade

O especialista destaca que esse sintoma é muito raro. "As pessoas que sofrem com alguma agnosia passam a não reconhecer objetos, sons ou mesmo tem dificuldade com o toque, o que pode deixá-las não funcionais, incapazes de trabalhar, por exemplo."

Esse tipo de condição exige acompanhamento médico. Brad Pitt diz que enfrenta esse problema desde 2013, no entanto, não tem um diagnóstico formal. A condição só pode ser confirmada por um neurologista a partir de exames como ressonância ou tomografia, capazes de identificar a lesão ou qual a categoria de doença que causou a prosopagnosia.

"Precisamos sempre tomar cuidado com as histórias, acredito que o ator tenha dificuldade no reconhecimento facial, mas não o completo desconhecimento", alerta Haddad.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.