Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Frutas vermelhas ajudam a reduzir colesterol e risco de doenças cardíacas

Substância neutraliza a ação dos radicais livres, moléculas que causam danos ao organismo

Saúde|Do R7

Alguns exemplos são a amora, a framboesa, o morango e o mirtilo
Alguns exemplos são a amora, a framboesa, o morango e o mirtilo Alguns exemplos são a amora, a framboesa, o morango e o mirtilo

Bom dia! Você sabia que as frutas vermelhas são grandes aliadas da saúde? Além de ser pouco calóricas, são ricas em propriedade antioxidantes e antiinflamatórias. São também ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras.

Alguns exemplos são a amora, a framboesa, o morango, o mirtilo, a cereja, a uva escura, a cranberry, o açaí, a romã, a ameixa, a jabuticaba e a goji berry. De acordo com a nutricionista da rede Mundo Verde, Bruna Murta, as frutas vermelhas são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonoides, além de concentrar alto teor das vitaminas C e E.

— Essas são as substâncias responsáveis por neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo, combatendo o envelhecimento precoce e reduzindo os riscos de diabetes, do desenvolvimento do câncer e de doenças cardíacas, além de atuar na melhoria das funções cerebrais, da imunidade e da visão.

Suco de frutas vermelhas no café da manhã deixa seus olhos mais saudáveis

Publicidade

As frutas vermelhas atrasam o declínio cognitivo em até dois anos e meio, reduzindo chance de a pessoa desenvolver doenças como o Parkinson e Alzheimer, por exemplo.

— São capazes, ainda, de agir na redução do colesterol, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Publicidade

Receitas:

Mini Bolo de Frutas Vermelhas

Publicidade

Ingredientes

1/2 xícara chá de manteiga

1 xícara chá de açúcar mascavo

1 colher sopa de casca de limão ralada

2 ovos grandes

1 1/2 xícaras chá de farinha de trigo

1 xícara chá de biomassa de banana verde

1 colher chá de fermento

1 colher chá de bicarbonato de sódio

4 colheres sopa de iogurte natural

1 xícara chá de amoras, framboesas ou mirtilos limpos e secos

4 formas de bolo inglês com 16 x 7 x 8 cm

Preparo

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar mascavo até obter um creme. Junte a casca de limão e os ovos, um a um, batendo sempre. Depois, coloque a biomassa de banana verde e continue batendo. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo previamente peneirada com o fermento e o bicarbonato, alternando com o iogurte. Pare de bater e coloque a fruta escolhida. Divida a massa entre as quatro formas, untadas, e acomode-as numa assadeira. Leve ao forno, preaquecido, em temperatura média, por cerca de 20 minutos, ou até dourar levemente. Retire do forno e deixe numa grade para esfriar. Desenforme quando estiverem mornos. Depois de frios, embrulhe-os em papel-manteiga e depois em celofane. Decore com fitas de cores diferentes.

Valor Calórico: 474 kcal por porção

Torta de Frutas Vermelhas

Ingredientes

1 pote 200 g de iogurte desnatado

2 ovos

400 g de tofu em pedaços

5 colheres sopa de açúcar demerara

1 colher sopa de amido

1 colher sopa de goji berries

Óleo de coco para untar

2 xícara chá de frutas vermelhas frescas ou congeladas

Preparo

Bata o iogurte, os ovos, o tofu, quatro colheres de sopa do açúcar e o amido no liquidificador até obter uma massa cremosa. Misture a goji berry sem bater. Despeje numa forma redonda com aro removível untada com óleo de coco. Leve ao forno preaquecido a 180°C e asse por 15 minutos. Desligue o fogo, abra um pouco o forno e deixe esfriar. Misture as frutas com o restante do açúcar se necessário, coloque um pouco de água e ferva rapidamente. Cubra a torta e leve à geladeira até o momento de servir.

Valor calórico: 200 kcal por porção

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.