Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Mais de 20 milhões já tiveram dengue no Brasil

Doença afetou mais mulheres e pessoas entre 40 e 59 anos, segundo Pesquisa Nacional de Saúde

Saúde|Do R7

Brasil registrou mais de 8.000 casos de dengue em 2015
Brasil registrou mais de 8.000 casos de dengue em 2015 Brasil registrou mais de 8.000 casos de dengue em 2015

Pouco mais de 20 milhões de pessoas já tiveram dengue alguma vez na vida no Brasil, ou seja, 10,4% da população já recebeu o diagnóstico da doença. Os dados são da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) 2013 — Acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (2). Para o levantamento, foram selecionados 81.767 domicílios no País.

O Norte lidera a lista das regiões com maior número de casos de dengue diagnosticados, com 16,1%, seguido do Centro-Oeste, com 14,9%. O Sul registrou o menor número de casos com apenas 1%.

As proporções de pessoas que refeririam já ter tido dengue foram superiores à média nacional para mulheres, com 14,3%; pessoas de 40 a 59 anos, com 17,4%; e pessoas de cor preta e parda, 14,8% em ambos os casos. Já a menor proporção foi constatada entre pessoas de 0 a 17 anos, com 5,9%.

Casos de dengue continuaram crescendo, diz ministro

Publicidade

Em relação ao combate de doenças endêmicas, como a dengue, de acordo com a PNS 2013, apenas 34,8 milhões de domicílios (53,4%) estavam cadastrados em Unidade de Saúde da Família). Dentre os domicílios cadastrados há um ano ou mais, foi verificado que 47,3% receberam visita mensal de agente comunitário de saúde ou membro da Equipe de Saúde da Família, o equivalente a 14,2 milhões de unidades domiciliares.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Sua disseminação é comum em países tropicais, como o Brasil, onde o meio ambiente favorece o desenvolvimento do mosquito transmissor do vírus. Por se espalhar rapidamente, a dengue é considerada um importante problema de saúde pública no Brasil.

Publicidade

A PNS foi feita em convênio com o Ministério da Saúde e se beneficiou da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua).

Brasil vive epidemia de dengue

Publicidade

Em 2015, foram registrados 845,9 mil casos de dengue até dia 9 de maio, segundo último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Na comparação com 2014, o número de casos de dengue representa um aumento de 155,5%.

Apesar dos números alarmantes, de março para abril, houve uma redução de 27% dos casos da doença. No mês de março, foram registrados 337,7 mil casos, período considerado como o pico da transmissão. Já em abril a doença recuou para 246,6 mil notificações. A tendência é continuar a redução da transmissão com a chegada do inverno.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.