Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Médica morre de ebola na Nigéria e se torna 5ª vítima fatal da doença no país

Especialista morreu nesta terça após contrair o vírus ao tratar o americano Patrick Sawyer

Saúde|

Uma médica nigeriana, que participou do tratamento do americano que morreu no final de julho pelo vírus do ebola em Lagos, também morreu em função da doença, e desta forma o número de vítimas da enfermidade no país chegou a cinco pessoas.

"Com este infeliz acontecimento, o número total de mortos por ebola na Nigéria aumentou para cinco", anunciou o ministro da Saúde, Onyebuchi Chukwu, citado hoje pelo jornal The Vanguard.

A vítima, Ameyo Stella Adadevoh, morreu ontem após contrair o vírus ao tratar o americano Patrick Sawyer, que viajou para a Nigéria da Libéria e se tornou a primeira vítima fatal do vírus em território nigeriano.

— Os outros dois pacientes (de ebola) que atualmente estão sob tratamento em centros de isolamento estão estáveis.

Publicidade

Temor do ebola freia turismo na África

As autoridades sanitárias nigerianas seguem de perto a situação para evitar que o vírus se expanda no país mais populoso da África. A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que a transmissão do vírus está contida na Nigéria, onde foram registrados quinze contágios e cinco mortes.

Publicidade

"A situação em Lagos, Nigéria, onde o primeiro caso importado (de um viajante que chegou em avião da Libéria) foi detectado em julho, parece encorajadora", afirmou ontem a OMS em um comunicado.

Número de mortes por ebola chega a 1.350, diz OMS

Publicidade

Além disso, as autoridades nigerianas anunciaram recentemente que um dos médicos que tratou Sawyer se recuperou "totalmente" do vírus e já recebeu alta. Segundo a última apuração da OMS, desde março a epidemia matou 1.350 pessoas e infectou 2.240 na África Ocidental.

O ebola, que é transmitido por contato direto com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados, causa hemorragias graves e pode ter uma taxa de mortalidade de 90%. Esta é a primeira vez que se identifica e se confirma uma epidemia de ebola na África Ocidental, pois até agora os surtos da doença tinham ocorrido na África Central.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.