Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ouvido entupiu? Saiba como resolver o incômodo! 

Especialista dá dicas de como proteger e evitar as dores 

Saúde|Do R7

A qualquer sinal de problema nos ouvidos, o médico deve ser procurado para tomar as devidas providências
A qualquer sinal de problema nos ouvidos, o médico deve ser procurado para tomar as devidas providências A qualquer sinal de problema nos ouvidos, o médico deve ser procurado para tomar as devidas providências

O incômodo do ouvido entupido pode atrapalhar o dia a dia de qualquer um, mas os cuidados caseiros, como colocar azeite e álcool nos ouvidos para aliviar a sensação de pressão, devem ser evitados para não agravar o problema. Gustavo Barros, otorrinolaringologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, afirma que é fundamental ter a avaliação de um profissional antes de tomar qualquer atitude.

Para o especialista, diversas doenças podem provocar o entupimento dos ouvidos, por isso é essencial aguardar a avaliação do médico.

— Os ouvidos podem ficar entupidos por diversas questões, desde acúmulo de cera até doenças internas que podem levar à surdez e a outros quadros mais sérios.

Música alta pode levar um bilhão de jovens a surdez

Publicidade

Vasconcelos explica que, no caso de acúmulo de cera, a sensação de “entupimento” é ocasionada pelo bloqueio do conduto auditivo externo, gerando uma perda na transmissão da energia sonora para as estruturas mais internas do ouvido.

— Para essa situação, o tratamento consiste na remoção do acúmulo de cera do conduto, que pode ser feito por meio de lavagem do ouvido ou com auxílio de uma cureta. No entanto, se o material estiver mais compactado no fundo do conduto auditivo, é preciso utilizar algum medicamento nos ouvidos, antes da limpeza.

Publicidade

Fones, celulares e infecções podem trazer problemas ao ouvido. Veja os mitos e verdades sobre a audição

O médico também reforça que a tuba auditiva é aberta durante movimentos dos músculos da região oral e nasal, que ocorre naturalmente ao bocejar, engolir ou mastigar. Diante de um quadro de entupimento, forçar a ocorrência desse mecanismo pode agravar a situação.

— A manobra de enviar pressão ao ouvido pode ocasionar a entrada de secreções contaminadas da região do nariz para o ouvido, por isso, deve ser evitada. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.