Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pela 1ª vez, número de pessoas acima do peso para de crescer no Brasil

Pouco mais da metade dos brasileiros continua acima do peso

Saúde|Kamilla Dourado, do R7

Mais da metade dos brasileiros estão acima do peso
Mais da metade dos brasileiros estão acima do peso Mais da metade dos brasileiros estão acima do peso

Pouco mais da metade dos brasileiros continua acima do peso no Brasil, a novidade é que o número se manteve estável pela primeira vez em oito anos. O porcentual de pessoas com sobrepeso em 2012 era de 51% e caiu para 50,8% em 2013, desses 17,5% eram obesos, o índice ficou estável em 2013 quando 17,4% das pessoas se declararam muito acima do peso ideal.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Ministério da Saúde. O estudo Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico). Foram entrevistadas 53 mil pessoas acima de 18 anos em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Entre as pessoas com sobrepeso, 54,7% são homens e as mulheres são 47,4%. Já a taxa de obesidade entre homens e mulheres é a mesma, 17,5%. O porcentual de mulheres obesas que têm menos de oito anos de ensino é o dobro quando comparado com as mulheres com mais de 12 anos de escolaridade, com 24,4% e 11,8% respectivamente. 

Segundo o Ministério da Saúde, os índices de excesso de peso e a obesidade vinham crescendo desde 2006, quando o índice começou a ser medido. Há oito anos as pessoas que estavam acima do peso somavam 42,3% e obesas foi de 11,8%. 

Publicidade

Governo quer prevenir obesidade em escolas

Cuiabá e Porto Alegre lideram o ranking de pessoas com sobrepeso no País. A capital mato-grossense tem 55% dos seus habitantes com sobrepeso e a capital gaúcha com 54%. Na outra ponta estão São Luís, no Maranhão (42%) e Salvador (47%). 

Publicidade

O ministro da saúde, Arthur Chioro, observa que ainda é cedo para afirmar que o número vai se manter estável nos anos seguintes. 

— Temos que observar que é uma fotografia de 2013, mostra um dado muito importante, ainda não sabemos se ele vai virar uma tendência, temos que acompanhar nos próximos anos.

Publicidade

Práticas saudáveis 

A pesquisa aponta que nos últimos cinco anos aumentou em 11% a quantidade de pessoas que fazem exercícios físicos regularmente. Em 2009, 30,3% das pessoas praticavam exercícios, em 2013 o número é de 33,8%. Os homens praticam mais exercícios que as mulheres, 41,2% disseram que praticam exercícios físicos, entre elas, o porcentual é de 27,4%. 

Dieta do diabetes: comer pouco, de tudo e várias vezes por dia

Segundo o Ministério da Saúde, aumentou também o número de pessoas que comem a quantidade de frutas e hortaliças recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Atualmente, 19,3% dos homens e 27,3% das mulheres comem cinco porções por dia, em 2008, os índices eram 15,8% para homens e 23,7% para elas. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.