Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Queiroga fala em 'tirar de uma vez por todas essas máscaras'

Ministro da Saúde diz que avanço da vacinação vai acabar 'caráter pandêmico' da covid-19 no Brasil até o fim do ano

Saúde|Do R7

Queiroga inaugurou unidade básica de saúde no Distrito Federal
Queiroga inaugurou unidade básica de saúde no Distrito Federal Queiroga inaugurou unidade básica de saúde no Distrito Federal

Em um discurso sem máscara na manhã desta quarta-feira (11), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, subiu o tom contra críticos da gestão do governo federal na pandemia e voltou a sinalizar o abandono da proteção facial no fim do ano.

"Garanto a vocês, em nome do Bolsonaro, até o final do ano toda a população brasileira estará vacinada. Até o final do ano, poremos fim ao caráter pandêmico dessa doença no Brasil e vamos poder tirar de uma vez por todas essas máscaras e desmascarar aqueles que, mesmo que nunca tenham usados máscaras, precisam ser desmascarados."

O ministro, que participou da inauguração de uma unidade básica de saúde em Paranoá (DF), permaneceu de máscara durante o evento, mas retirou na hora de falar.

Posteriormente, na porta do Ministério da Saúde, Queiroga explicou que qualquer flexibilização levará em conta o cenário atual.

Publicidade

"Depende não só do percentual da população vacinada, mas também do momento da pandemia. Se você tem uma situação como hoje, [que] sinaliza para uma redução de casos e óbitos, e a gente avança na campanha de vacinação, é possível já flexibilizar o uso de máscaras, como aconteceu nos outros países."

O ministro ressaltou, no entanto, que se a variante Delta do coronavírus colocar pressão no sistema hospitalar, "naturalmente que essas questões têm que ser repensadas".

Publicidade

Ele salientou que cerca de 70% dos brasileiros acima de 18 anos já receberam a primeira dose de vacina contra a covid-19 e prometeu que até setembro este grupo todo terá ao menos uma dose.

A previsão do governo é concluir a aplicação da segunda dose nos adultos até dezembro.

Publicidade

A medida de abandonar o uso de máscaras é apontada como precoce por especialistas em todo o mundo.

Países com patamar mais elevado de vacinação do que o Brasil, como os Estados Unidos — onde 61,2% dos adultos estão completamente vacinados — voltaram a exigir o uso de máscaras em ambientes fechados.

Não foi a primeira vez que Queiroga sinalizou o fim do uso de máscaras. No fim de julho, ele afirmou que "logo, logo" a proteção não seria mais necessária.

"À medida que o número de óbitos diminui e a gente avança na campanha de vacinação, logo, logo não precisaremos mais de máscara", disse Queiroga, em conversa no Palácio do Planalto com jornalistas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.